• Home
  • Contato
  • Siga NoticiAgora no Twitter

    Você está aqui: Home > Sociedade > UNIÃO ESTÁVEL: DE ACORDO COM O NOVO CÓDIGO CIVIL

    UNIÃO ESTÁVEL: DE ACORDO COM O NOVO CÓDIGO CIVIL

    A união estável é uma das formas de entidade familiar prevista na Constituição Federal, e é formada pela convivência pública duradoura e contínua de um homem e uma mulher, com o objetivo de constituir uma família.
    Para a formação da união estável é necessário que ambos sejam desimpedidos para casar, exceto no caso de separação de fato ou de separação judicial ou extrajudicial (nesses casos, mesmo havendo impedimento para o casamento, pessoas nessa condição podem constituir união estável).
    É no fato impedimento que a união estável se diferencia do concubinato, já que esse é formado por pessoas impedidas, por algum motivo, de casar com a outra.
    Para se reconhecer uma união estável é necessária a propositura de uma ação declaratória de reconhecimento, que na grande maioria das vezes é cumulada com o pedido de extinção, já que o interesse das pessoas em obter tal reconhecimento se dá somente quando a mesma nao existe mais.
    Quando se promove esse tipo de ação, há a necessidade de se provar a ocorrência da convivência, por meio de testemunhas, fotos, cartas, conta conjunta e etc.


    DIREITOS NA UNIÃO ESTÁVEL: (Código Civil 2002)
    São vários os direitos decorrentes da união estável, como:
    - Direito á pensão ao companheiro, tanto na união estável quanto na união homoafetiva.
    - Direito da mulher poder acrescentar ao seu nome o sobrenome do companheiro.
    - A lei 8.009/90 permite que o bem de família também possa proteger as famílias oriundas de união estável.
    -Direito de adotar filhos
    -Direito a sub-rogação do contrato de locação residencial para o companheiro que permanecer no imóvel, finda a união estável.
    -Direito aos alimentos, desde que necessitem para viver de modo compatível com sua condição social.
    -Direito á Sucessão
    -Direito á meação de bens. A meação na união estável é feita de acordo com a regra da comunhão parcial de bens.

    DEVERES NA UNÃO ESTÁVEL: (Código Civil 2002)
    Os deveres na união estável dos companheiros tiveram poucas alterações com o novo código civil de 2002.
    De acordo com o artigo 1.724, as relações pessoais entre os companheiros obedecerão aos deveres de LEALDADE, respeito e assistência, de guarda, sustento e educação dos filhos. No mais, permanece igual a antiga lei.

    CONVERSÃO DA UNIÃO ESTÁVEL EM CASAMENTO
    A Constituição Federal prevê que a lei deve facilitar a conversão da união estável em casamento.
    O novo código civil, em seu artigo 1.726, diz que a união estável poderá converter-se em casamento, mediante pedido dos companheiros ao juiz e assento no Registro Civil.
    A conversão em casamento gera efeitos ex-tunc (retroativos), pois não se trata de um casamento, mas da conversão de uma união já existente, e que produz efeitos jurídicos, em casamento. Vale ressaltar que, todas as regras existentes na união estável devem ser levadas para o casamento, já que haverá uma conversão.

    277 Comentários em " UNIÃO ESTÁVEL: DE ACORDO COM O NOVO CÓDIGO CIVIL "

    1. Unido estávelmente disse:

      MEDO…..

      • beatriz disse:

        morei com uma pessoa durante 21 anos ,ele me traiu ,e dessa traicão ele teve 2 filhas , então por este motivo eu me separei dele ,tenho 2 filhos dessa união um de 22anos e um 6 anos,ele pra compricar mais a historia ele não estava legalmente separado da primeira esposa com quem viveu 8 anos,e agora ela fala que è ela que tem direito na heraca dele ,não sei mais como fazer .por favor me mandem uma resposta urgente pois estou desesperada.obrigada beatriz

        • jos disse:

          A segunda esposa tera o mesmo direito judicialmente desde que prove a vevencia juntos como por exemplo; testemunha, contas luz, agua tel etc.. e testemunhas

          • Erik disse:

            Boa noite, eu gostaria de saber se devo ou nao prosseguir com processo de separação da minha união estável. Eu fiz união estável com minha namorada pois ela engravidou depois de 1 ano e 2 meses de namoro em maio, desde então eu fiz a união para que ela pudesse utilizar convênio medico da empresa mas ela desde o inicio nao queria mas eu não tinha condições de pagar particular, pois pago carro financiado e ganho pouco e ajudo na casa de meus pais. Enfim mesmo ela nao querendo ser casada com o passar do tempo tentei me unir a ela pedi para morarmos junto mas passei muita humilhação pois ela nao quis deixar a mãe, e diz desde o princípio da gravidez que só esta comigo pelo convenio ainda pois iria terminar comigo antes de engravidar e que esta arrependida.depois disso eu já assumindo minha filha que hoje ela eata grávida de 8 meses , eu fiz o enxoval, fiz o chá de bebe comprei os móveis para o quarto da criança.. Mas eu não quero continuar esta união pois sempre vivo com meus pais e não com ela c e agora ela esta exigir desde ja a pensão da minha filha. Eu vou pagar mas quero a guarda compartilhada pois ela nao trabalha e vive de sustento da mãe aposentada , ela tem 33 anos e eu 20. Boa noite obrigado desde ja .

            • Cristina disse:

              Prezado Eric,
              Procure a Defensoria Pública e resolva logo sua situação! Essa senhora compnheira ao que me parece é muito espertinha e está se aproveitando da sua igenuidade só para tirar proveito. Existe aí uma diferença muito grande de idade! Ninguém é obrigado a ficar amarrado a ninguém. Você tem todo o direito de cancelar essa União Estável, agora quanto a pensão e a guarda compartilhada, com certeza é um dever e direito seu de pai. Nota-se que você é uma pessoa do bem e de bom caráter e isso será visto com bons olhos a qualquer Juiz. Entre logo na Justiça que é gratuíta e requeira os seus direitos de pai e saia logo dessa mulher. Áh, você, se não tiver condições, não é obrigado a pagar plano de saúde particular para seu bebê, e só o fato de você ter colocado seu bebê como dependente no convênio da Empresa em que você trabalha, já mostra o quanto você é uma pessoa do bem. Você é muito jovem ainda e tem um grande futuro a sua espera e com certeza haverá de conhecer novas garotas compatíveis com a sua idade e juntos desfrutarem de muitas alegrias em comum.
              Boa sorte e seja feliz!

        • jonny tavares disse:

          quero saber se tem como fazer uma uniao estavel com separação de bens o que estiver meu nome é meu , o que estever nome minha namorada é dela?

      • Dulcineia disse:

        Uma mulher e seu cônjuge que moram juntos a 8 anos, essa relação pode ser considerada uma união estável, mesmo ela não sendo registrada em cartório? Sim ou não?

      • Joana disse:

        Gostaria de me informar: Vivendo mais de 20 anos com marido, e ele quiz se separar eu com 62 anos, ele esta trabalhando pela CLT, eu trabalho mas não tem carteira assinada tenho como revindicar um indenização, ou alguma coisa ja a sou idosa, e nossos compromissos foram feitas para pagamento juntos. Como tenho q preceder.

      • renata disse:

        gostaria de saber meus direitos tenho uma união estavel,e meu marido saiu de casa temos um carro juntos mais ta com ele eu tenho direito a esse ben moramos juntos 9 anos ele diz q ñ
        mais moravamos em minha casa ele ñ pagava aluguel nada ajudei muito para termos esse bem e agora ele alega ñ ter direito eu tenho?

      • Liliane Oliveira disse:

        Oi morei com o pai da minha filha 1 ano 10 meses, e quando eu sai de casa ele não compartilhou nada deu tudo que era nosso. E eu era de menor, estou. Desempregada, vivendo de favor o que eu faço, isso aconteceu tem 11 meses.

      • roberto menezes disse:

        gostaria de saber sobre minha uniao estavel quais meus diretos
        convivir 9 anos com uma mulher ela divorciada e eu separado temos seis meses que não deu mas certo ,nesse obtemos uma casa dois sitios e uma casa de herança no qual ela comprou 6 partes
        ela aleg4a que n tenho direito na casa eu um sitio mas diz que tem direito no sitio que moro gostaria de saber se realmento tenho o direito de divisao de tudo.obrg

      • luana disse:

        Boa noite! Moro com meu companheiro a 4 anos, porem ele se entregou pra bebida. E transformou minha vida num verdadeiro inferno. Tenho dois filhos que não são dele mas moram conosco.
        A casa que moramos esta no nome dele, ele me ameça de entregar a casa. Pois diz que não tem obrigação nenhuma comigo
        Ele pode fazer isso?
        Outra coisa . ele era proprietário de uma loja de moveis , usou meus cheques não pagou, e hj devo tet uns 5,000 de cheque devolvido.
        Alguém pode me orientar! Estou com medo , pois não tenho pra onde ir.

        • mayra disse:

          nossa luana ele ferro com a sua vida, ele pode ate se separar de vc e vc com um monte de conta pra pagar nas suas costa e o pior sem onde morar, faz ele casar na marra nao seja boba pelo que parece ele nao ta nem ai pra vc

    2. teia disse:

      e quando um resolve desestir oq acomtece

    3. Ana Eli disse:

      Olá… moro com meu namorido à 7 anos, mas no momento estamos passando por situações muito desagradavél. Assim ele sempre manda eu ir embora qndo estamos em brigas e fala para eu procurar os meus direitos e “ver que será o melhor” essa sempre é a frase dele. Diz que ñ tenho direito algum, porque tudo foi comprado com o seu dinheiro, mas comigo do lado. O que devo fazer??

      • Juliana Mota disse:

        Boa Noite,
        Primeiramente gostaria de agradecer pela visita ao site.
        Na sua situação, recomendo que procure um advogado para melhor orientá-la quanto aos seus direitos perante uma união estável. Vale ressaltar que por mais que, para o reconhecimento de uma união estável requeira diversas provas, não desista, pois depois de reconhecida judicialmente, você terá todos os direitos que os casados têm. Portanto, siga em direção aos seus direitos perante esses 7 anos de convivência.

      • isabel disse:

        fui casada no sivil 7 anos depois meu companheiro quis se separar de mim então separamos eu mão quis a parte dele então eu sai sem nada. mas continuei na casa ja que a casa era do meu pai e ele tanbem depois ele fes a casa dele e me chamou para ir morar com ele porque ele me queria de volta então eu fui agora fas um ano que eu estou morando com ele então ele me mandou embora da casa e disse que eu não tenho direito porque a casa e dele .eu qero saber se eu tenho algum direito ja que ele e um alcolatra fica me umilhando e não me da atenção

      • AdrianaR disse:

        OLA…..mro com meu namorido a 12anos mas no momento estamos passando por situações muito desagradáveis ele sempre me manda ir embora me ofende com palavras e fala para eu procurar meus direitos pois tudo foi comprado com o dinheiro dele…..depois de tantas discurçoes e ofenças ele pede desculpas e pede para eu ir para a cama com ele.Oque devo fazer???Por favor me ajude estou com muito medo.

      • Cristina disse:

        Brigar por panelas não vale a pena, mas se houver bens Imóveis adquiridos enquanto estiveram juntos ou móvel como por exemplo: carro, aí sim, com certeza é uma boa briguinha na justiça, mas isso é só se ele não for casado no papel com outra, caso contrário, você vai ficar a ver navios…

    4. Graça disse:

      Boa tarde, tenho dúvidas sobre o seguinte, vivi com uma pessoa do mesmo sexo durante 6 anos, nos separamos em 2004, quando à conheci ela tinha uma empresa, da qual vim a fazer parte no contrato social com apenas 1%, porém após a minha entrada, a empresa cresceu muito, abrimos filiais…na separação não fiquei com nenhuma participação na empresa, tenho direito? caso sim, ainda é tempo de requerer? Obrigada

    5. Andreia disse:

      Ola,preciso da ajuda de voces..vivo com meu marido a sete anos,mas nao sou casada no papel,viemos morar a um ano na casa de minha sogra,que fica no Urugauy,tivemos um desentendimento e ela me deu 2 dias para deixar a casa,que na verdade esta em uso em fruto dela,esta no nome de meu marido e do irmao dele a casa.O que faco,estou desesperada,ja que nao tenho ninguem aqui para recorrer,e meu marido ficou indiferente,ela realmente tem esse poder de me colocar na rua? Desde ja agradeco pela ajuda,Deus Abencoem!

    6. lucianorodrigues disse:

      Boa tarde ,gostei vai facilita muita as coisas

    7. joana disse:

      No caso de transferencia de união estavel em casamento qual a data que vale a que dei entrada ou a que sai a certidão de casamento

    8. zenia alves disse:

      vivo em concubinato ha 8 anos e casei no uruguay em agosto de 2010mtemos bens e uma empresa de radio raxis, qual sera a minha situaçao em caso de separaçao?

      • Eluzi valentim disse:

        Vivo em concubinato a 10 anos quero me separar, por descobri que to soro positivo e foi ele que me infectou co uma relação homoxessual.tenho direeito a pensão, ja que ele ganha mais do que eu.

    9. Saki disse:

      Olá,
      gostaria muito de saber mais sobre essa conversão de união estável em casamento. Vivo em união estável registrada em cartório há quase quatro anos. Meu companheiro é separado judicialmente. Gostaria de saber se, mesmo assim, é possível converter a união estável em casamento, ou seja, sem que ele primeiramente se divorcie. Eu sou, por minha vez divorciada.
      Fico muito grata pela resposta.
      Saki

    10. debora disse:

      moro a sete anos com meu marido e filha desde então não trabalho agora não tamos dando certo juntos e decidimos cada um cuidar da própria vida.tenho direito a pensão?

    11. edilmo santos disse:

      gostaria de saber se eu poderia me separar porque minha ex mulher não que me dar a separação e eu já dei a entrada na separação mais ela não quer mim dar por favor me ajude

      • Cristina disse:

        Não só pode como deve, pois ninguém é obrigado a ficar casado com ninguém no papel quando um ou o outro deixou de exercer dentro de casa o papel de direitos e deveres.
        Quanto a dar a separação, isso é um problema dela, o Juiz vai Deferir o Divórcio ela querendo ou não,pois se ela não comparecer, vai à Revelia… e aí, pronto, você já estará divorciado e rindo da cara dela

    12. Carolina Dias disse:

      Vivo maritalmente a dez anos com o meu marido temos dois filhos. Quero me separar por falta de confiança e de diálogo vivo em casa de aluguer quero saber os meus direitos.
      Agradeço desde já uma ajuda

    13. maria disse:

      Olá
      meu marido nunca se separou da ex,e já moramos juntos a 14 anos e ñ tivemos fihos,ele tenhe filhos mas estão todos casados…ele sempre me diz que tenho direito a pensão dele.É verdade?

    14. Gonçalo disse:

      Bom dia. Vivo há alguns meses com minha namorada. Ela já mora comigo na minha casa durante cerca de 11 meses (num imóvel também financiado). Antes de nos conhecermos, comprei um imovel na planta (que atrasou muito) ao qual recebi pronto ano passado e acabei alugando. Ainda pago o financiamento do mesmo. Gostaria de saber se, no caso de uma separação, ela teria algum direito de reinvindicar algo a respeito desses imóveis?

    15. Michele disse:

      Olá boa noite gostaria de saber se no caso eu fazer união estável eu posso levar o nome do meu marido.

    16. Taty Freire disse:

      Olá..Boa tarde!Eu quero tirar uma dúvida,pois quero me casar como união estável,mas não sei se posso,pois meu divórcio com meu primeiro marido ainda não saiu,e ainda tenho o sobrenome dele em meu nome..e gostaria de saber se posso me casar com meu namorado como união estável por enquanto até q saia meu divórcio? Obrigada!!

    17. cleide disse:

      quero fazer escritura de comunhão estavel tenho 16 anos q vivo com ele será q eu tenho o mesmo direito das casadas

    18. licia disse:

      oi vivo com uma pessoa há 3anos e 6 meses,quando o conhecir ele não tinha nada,sair da casa dos meus parentes com 19 anos,hoje juntamente comigo ele já conquistou 2 empregos e continua em um dele,mas quando conversamos em separação de bens ele me diz que só tenho direito aos bens materiais,só porque não temos filhos,queria saber quais meus direitos.

    19. Ofá disse:

      Olá boa tarde!

      Gostaria de esclarecer um dúvida que talvez, já tenha sido respodido aqui.

      Moro com meu companheiro há 2,5 e estamos planejando formalizar nossa união. Ao firmamos a união estavel, ele pode ter meu sobre nome e eu o dele?

      No aguardo e obrigado!

    20. sueli alves sampaio ferreira disse:

      COM MUITO TRABALHO CONSEGUI UMA PENSÃO ALIMENTICIA,MAS MEU EX MARIDO PEDIO EXONERAÇAO E ME TIROU A PENSÃO,PORQUE EU ME CASEI DE NOVO,NÃO TRABALHO POR MOTIVO DE DOENÇA,A PESSOA QUE ESTOU AGORA GANHA POUCO SO DA PRA PAGAR ALUGUEL,RESPONDA ME POR FAVOR SO PORQUE ME CASEI DENOVO, NÃO TENHO MAIS DIREITO A PENSÃO? EU DEVERIA RECORER?

    21. Glauce disse:

      Bom dia, gostaria de buscar esclarecimento, sobre a minha situação.Moro com um companheiro à cinco anos,que judicialmente é casado no papel com a primeira esposa dele. Dentro desse relacionamento tivemos, um filho.A primeira esposa, não teve filho e se recusa à dar o divórcio, sendo que ela tem emprego fixo e preste a se aposentar. Caso em um falecimento, quem tem
      direito a pensão, já que não disponibilizo de nenhuma renda, por opção do casal,dedicar ao meu filho? Existiria partilha por parte de quem?Quais são os direitos que tenho?

    22. Joana disse:

      Boa noite,
      Moro com meu parceiro há 7anos temos um filho de 8 anos temos uma relação de no total de 14anos, nao trabalho fora só em casa o que devo fazer para me separar tenho direito de alguma coisa.
      Obrigada.

    23. marcio robson de campos disse:

      bom dia gostaria de tirar uma duvida minha mãe casou com meu pai que ja tinha filhos de outro casamento qnando começaram a se relacionar ele ja estava viuva a 10anos só que agora minha mãe faleceu e meus irmãos por parte do meu pai esta querendo ficar com um unico imovel que minha mãe conquistou com meu pai gostaria de saber como fica a divisão desde imovel ja que minha mãe era casada em regime geral dos bens hoje somos em tres fihos da minha mãe e tres do meu pai como resolver esta divisão aguardo resposta muito obrigado pela atenção…

    24. NATALI disse:

      ´MORRO COM MEU MARIDO A 14 ANOS E ELE TEM DUAS FILHAS DE OUTRO CSAMENTO E TUDO O QUE CONPRAMOS PAGO METADE EU TERIA DIREITO SÓ NOS 50 POR CENTO QUE EU PAGUEI OU ENTRO NA PARTE DELE TBEM E TEM COMO DEIXAR AS FILHAS DO OUTRO CASMENTO COM MENOR PARTE COMO DEVO FAZER NAO TENHO DOCUMENTO NENHUM QUE SOU AMIGADA E NAO QUERO DEIXAR PARA ELAS O QUE EU SUEI PARA CONTRUIR ELE NAO TINHA NADA POR FAVOR ME MANDE UM RESPOSTA URGUENTE OBRIGDA

    25. janaina disse:

      Tenho um apartamento comprado antes de conhecer meu namorado, resolvemos morar juntos,estamos nessa casa a 8 meses. Gostaria de saber se haveria necessidade de fazer algum documento para comprovar que ja tinha esse imóvel antes da união com a pessoa. Até mesmo para nao ocorrer transtorno futuros. Grata.

    26. eliene disse:

      moro com meu esposo ha seis anos,temos um filho de 2 anos. de um outro relacionamento antes de mim ele tem dois filhos, so moramos juntos. depois de dois anos juntos o seu patrao lhe deu um lote na qual construimos juntos na maior parte com meu dinheiro pois ganho mais q ele, temos tido brigas frequentes e falado em nos separar so q ele fala q n tenho direito a nada.gostaria de saber quais meu direito e do meu filho

    27. eliene disse:

      quando fui morar com meu esposo ele tinha um lote q ganhou do irmao e quando ainda morava com a mae dos filhos dele. quando estava com um mes de resguardo ele vendeu o lote e deu tudo para a ex comprar um lote para ela e os filhos dinheiro esse q ela gastou e n comprou o lote o meu filho n teria direito a parte desse dinheiro?o q poderia fazer para reaver a parte q cabe a ele?

    28. Guilhermina disse:

      Boa noite! Fiz uma escritura Declaratória de união com meu companheiro, pois já estamos juntos a 03 anos e consta no documento este tempo de união, mais eu ja tinha um imóvel que havia construido em um terreno de meu pai a mais de 10 anos e passei para o meu nome apenas a 6 meses. Pergunta : Meu conjuge terá direito a este imóvel, pois eu não o declarei isso no contrato. Se ele tiver direito, como posso reverter isso, pois esta casa é o que tenho para deixar para minha filha, desde já : Obrigado!!!

    29. Sandra disse:

      Tenho união estavel de 26 anos, sem meu conhecimento meu marido tem outra união estavel de 8 meses, agora ele faleceu, como ficam meus direitos, posso cancelar esta outra união estavel de apenas 8 meses, meu marido não podia ter filhos, como ficam meus direitos??
      Obrigada

    30. marcus disse:

      Gostaria de saber,moro ha 8 anos com meu namorado,nao somos casados em papel,e agora estamos separando,somos gays,gostaria de saber qual e o direito que cada um tem,eu tenho 26anos ele 42 empresario.tem mais condicoes do que eu,sai de casa p morar com ele aos 17 anos,e agora teno q voltar,o que eu tenho de direito.nesse tempo todo

      • Alexandre Reis disse:

        Olá, consulte a lei Nº 3.712, de 2008, incluindo na situação jurídica de dependente, para fins tributários, o companheiro homossexual do contribuinte e a companheira homossexual da contribuinte do Imposto de Renda de Pessoa Física, e dá
        outras providências. Você pode encontrar o texto completo desta lei no site da Câmara dos Deputados. Abraço!

      • simone disse:

        tenho unial estavel registrado em cartorio meu marido simulou um abandono de lar tenho um filho de 6 anos e construir no quintal da minha sogra uma casa com a ajuda dela ele ja tinha um carro mas 5 anos depois ele vendeu e comprou outro e com 15 dias colocou outra em casa com 2 filhos que nao e dele e alugou um apto pra mim e pra ele e o contrato do aluguel esta no nome de nos dois mas ele nao veio planejou tudo para me tirar de casa e colocou outra eeme deixou na pior sempre trabalhei para ajudar e ele me apulhalou pelas costas e nao tenho emprego fixo e tenho depressao profunda e outros poblemas de saude e quer me tirar do plano da empreza que estou como dependente dele ate na declaraçao de imposto de renda queria saber se tenho direito a alguma coisa obrigado tenho audiencia de conçiliaçao agora em agosto de 2014

    31. neusa disse:

      fiquei namorando com um homem a 8 meses quero saber se posso entrar com pedido de pensão para mim.Obrigada

    32. marli disse:

      gostaria de saber que ums anos atras tive um relacionamento deste uniao tive um filho ai quando separamos eu doei
      ao meu filho a casa umas ai algguns anos atras tive umas duas filha gostaria de saber como fazer pra muda isso ou seja coloca minhas duas filhas como esrdeira da casa brigado deste ja aquardo resposta

    33. Mara disse:

      Olá!! Morei com uma pessoa durante 5 anos, Registramos em Cartorio um documento em União estável. Ja faz tres anos que nos separamos, e eu por por orgulho, porque a familia dele, falava desde do ínicio que so queria as coisas dele, coisas essas que o mesmo não tinha, compramos Apt quando moravamos juntos, trocamos carro velho por um novo, so progrediu, mesmo assim , sai sem fazer questão de nada depois de longas brigas e cobranças da parte dele. AINDA POSSO RECOREER AOS MEUS DIREITOS DEPOIS DESSE TEMPO? ME ARREPENDI, E QUERO VOLTAR ATRÁZ, QUE SE DANDE A FAMILIA DELE!!!

    34. Josi rordigues disse:

      ola vivi em uniao estavel com uma oessoa durante 13 anos,sempre dividimos as despesas da csa por igual,mas por ganhar mas que rle acabou comprando bens recebebo um beneficio do inss,por tenho uma doença cronica,ele deve me ajudar pagando uma pensao pra min,tenho esse direito?

    35. jose claudio disse:

      ola boa tarde.

      Estou com uma duvida há cerca de uns 10 anos atrás financiei uma casa, para financiar essa casa fui ao cartório e fiz uma declaração de união estável, hoje a 3 anos separado (sai de casa) gostaria de saber se eu posso financiar um outro imóvel já que a minha ex-esposa esta morando na casa e pagando…

    36. dayane disse:

      eu moro com meu namorado faz 4 anos e temos uma filha eu não trabalho e gostaria de saber os meus direitos caso nos dois se separe e eu não tenho aonde morar com a minha filha

    37. jo disse:

      quero saber estou separando do pai da minha filha(3 anos) ele esta abrindo uma empresa.ja comprou muitas coisas eu sei que temho direito,ele ja gastou mais ou menos 130,000,00 quero saber como e feito esse calculo se tem como ser feito? ele sempre fala que vai passar em nome de outra pessoa, recentemente eu fiz bo contra ele, isso tmbm devera me ajudar?

    38. magna disse:

      BOM DIA!!!tinha um relacionamento de 7 anos e meio naum moramos na mesma casa mais todos os dias dormimos juntos,qdo nos conhecemos trabalhavamos para os outros e hj temos dois comércios um carro uma moto um salão alugado um terreno e uma casa, mais algumas dessas coisas estão no nome dele e outras no meu.nos separamos pq descobri q esta me traindo hj moro na nossa casa sozinha a 3 meses e ele quer q eu sai pra colocar a outra.
      ele diz q naum tenho direito a nada q esta em seu nome!preciso urgentemente de uma resposta sua para naum perder o q construi!

    39. Quais meus direitos? disse:

      Moro com uma pessoa há 22 anos, tenho 4 filhos com ele, um de 21/20/13/12 anos. Nossa situação está insuportável pois ele bebe muito e adora fazer escândalo. Por essa razão quero me separar, mas por outro lado tenho medo de prejudicar minhas filhas na hora do juiz determinar uma pensão, pois o mesmo é representante de vendas e não tem carteira assinada, tem uma empresa que está no meu nome e que de nada recebo. Como faço para saber quais serão meus direitos?

    40. elizabeth disse:

      gostaria de saber:
      minha irma não se divorcou do marido ele não quis o divorcio, mais ele já tem uma companheira com quem morava, pois ele faleceu.mais ele registrou o neto da companheira dele. e fez uma uniao estavel não estando divorciado pode isso.

    41. jane disse:

      olá bom dia! moro com uma pessoa união instável a 7 anos e agora ele decidiu separar de mim e disse que não tenho direito algum. tenho um filho de 11 anos mais não é dele, quando vir morar junto com ele, era uma lage cobertura sem acabamento,só um banheiro e um quarto, hoje é uma casa grande com 2 quartos, sala, cozinha, área e garagem,construímos tudo junto com ajuda do meu salário. preciso saber se tenho algum direito? agradeço!

    42. Joelma Lima disse:

      Olá

      Tenho 32 anos e a 7 meses moro junto com meu namorado de 17 anos gostariamos de saber se podemos fazer a declaração estavel ate ele completar 18 anos (isso só ocorerrar ano que vem 2014).Como podemos fazer isso ?

      • Alexandre Reis disse:

        Você pode consultar a lei de união civil Nº 3.712, de 2008 que inclui na situação jurídica de dependente, para fins tributários da contribuinte do Imposto de Renda de Pessoa Física, e dá outras providências. Entre no site da Câmara e procure esta lei. Ela pode te ajudar inclusive antes dele completar 18 anos em 2014!

    43. Bianca disse:

      Olá, eu estou com um problema que é o seguinte:moro com uma pessoa há quase 18 anos e não nos casamos, tenho uma filha de 16 e outra de 15 anos de idade. A casa que moramos é dele mas não foi quitada ainda, mas já está quase acabando de ser paga. Eu tenho direito sobre este imóvel, caso venhamos nos separar? E também não trabalho dediquei estes anos todos a minha família, tenho direito a pensão caso venho me separar dele? Peço carecidamente que possam me responder o mais rápido possível. Atenciosamente,Bianca.

    44. Ana disse:

      Meu Deus! O que o dinheiro faz com os seres humanos. Leis não dão conta de tanta diversidade e o vekho golpe do baú é facilmente aplicado.

    45. Roberta disse:

      Boa noite! Tenho uma Certidão de União Estável com meu ex companheiro. Fui traída, enganada durante muitos anos,e quando o caso extraconjugal dele veio à tona(há 5 meses), passei por muitos constrangimentos, pois a outra colocou fotos deles em viagens e festas nas redes sociais. Gostaria se poderia mover algum tipo de ação contra ele. Grata!

    46. Dada disse:

      Boa Noite,preciso da ajuda d vcs…
      Morei com um rapaz oito anos porém eu ainda era menor de idade quando eu fui morar com ele pois tinha dezessete anos,daí me separei dele ja faz dois anos porém minha dúvida é que os irmãos me ligaram e me mandaram desocupar o imóvel q eu morava q é herança dos deles mais o q q eu tenho direito.

    47. MARIA disse:

      Tenho 51 anos, um filho de outra união que me divorciei e tenho um companheiro de 56 anos, estamos juntos a 04 anos, sempre deixei claro que a união seria de separação total de bens, mas o mesmo não quer assinar o contrato de união estavel com separação total de bens, informando que no caso de separação não quer nada do que tenho,os bens que tenho foram adquiridos antes dessa convivência, preciso de orientação de como fazer para que futuramente não venha requerer pensão ou bens ?

      • KELLEM disse:

        Maria, boa tarde
        Se ele realmente gosta de vc e não QUER NADA QUE É SEU, por que a resistência em assinar o contrato de união estável com separação total de bens?
        Talvez seja melhor vc conversar com ele e saber das reais intenções desse rapaz.
        Espero que tudo dê certo para vcs dois.
        Fique bem

    48. MARIA disse:

      Tenho um único imóvel adqurido antes da convivência com uma pessoa e tenho um único filho com 30 anos de idade, para que somente o meu filho seja herdeiro gostaria de doar este imovel para o meu filho com usofruto meu , gostaria de saber se o meu filho ou mesmo eu ampliar o imóvel eu corro o risco de futuramente no caso de uma separação ou morte ter que repartir com o meu companheiro, sem ele ter gasto com a benfeitoria?

    49. nilda disse:

      MORO 15ANOS COM uma pessoa tenho um filho de12anos ele e casado legalmente nao nao sao divorciado quero saber qual direito tenho por favor me ajude

    50. Joelica durans disse:

      Ola meu ex marido me mandou embora da casa dos pais dele deichei tudo pra traz . Agora depois de um tem po ele comprou um carro sou casada com com ele no religioso e no civil, agora temos uma filha de 1 ano de vida , eu estou namorando outra pessoua e ele tambem .agora ele vendeu o carro e falou que so vai me dar a minha parte perante o juiz. O que eu devo fazer ? Agradeço !obrigada

    51. debora cristina neves trindade disse:

      oi sou a debora namorei com um rapaz a quase dois anos agora ele me deixou queria jogar ele na justiça o que devo fazer sera que eu vou ter direito. em ganhar alguma coisa

    52. ana santos disse:

      conheci um italiano nao net, a 4 anos…. ele nao me deixa trabalhar, me da de tudo, paga tudo, mas ele mora la e eu aki…. tenh algum direito?

      • Nana disse:

        Meu !!! se vc aceitou e esta nessa, mexa-se pois se ele lhe dá de tudo e voce nem se mexe a trabalhar…usa a cabeça e faça uma poupança com a quantia que ele lhe banca!!!!

    53. cristiane santos disse:

      BOA NOITE! MORO COM UMA PESSOA A MAIS DE CINCO ANOS ESTAMOS PASSASADO POR DESENTENDIMENTOS GOSTARIA DE SABER MEUS DIRETOS AH TEMOS TRES FILHOS E FIZEMOS UMA ESCRITUTA DE UNIAO ESTAVEL PORVAFOR PRECISO DE UMA RESPOSTA RAPIDO.OBRIGADO

    54. ana carulina mendes disse:

      Olá moro ha 2 Anos com uma pessoa ,temos um filho de 11 mezes só que moramos em uma das casas da mãe dele e ele vive me mandando embora chamando policia para me por pra fora e realmente os policiais mandão eu ir procurar meus direitos mais para mim ir embora ,ele quer pegar a guarda do meu filho só pelo fato dele ter uma situação um pouco melhor , por favou preciso de ajuda Não sei o que fazer se eu tenho direito de ficar na casa mesmo sendo da mãe dele , e se ele pode tomar o meu filho de mim ?

      • Justiça Mineira disse:

        Sr. (a) Ana, ainda não sou formado, mas! creio que posso lhe dar um norte, ou seja, lhe mostrar o caminho onde você deve começar a caminhar.
        Bom! para se proteger, evite confrontos físicos, vá a delegacia e pegue cópia de todos os boletinhos que ele já fez contra você, se esta for a verdade, procure o fórum de sua comarca e na vara de família, defensora pública, você vai dizer que não tem onde ir com seu filho e ele quer que você saia de casa. Ele tem de te pagar pensão e tirar você da casa, é muito relativo, se você estava com ele quando construíram, ele tem de te pagar a metade da benfeitoria, se não, neste caso nem ele é dono. porem, com certeza tirar seu filho, jamais. isto é fato ele pode ser milionário que nenhum juiz que se preza vai lhe tirar a guarda, para tirar um filho de sua mãe, não basta que o pai tenha boas condições, ele tem de provar que você é um risco para a criança, e comprovar, bem como o fato de ser pobre não faz mãe perder o filho.
        se ele te expulsar, você chama a polícia e esclareça que não tem para onde ir. e comunica a assistência social do fórum sobre o ocorrido e ameaças de tentar lhe tirar o filho, procure também o conselho tutelar e esclareça tudo.
        Estas atitudes com cópias em seu poder vão te respaldar no futuro.

        Vou lhe dar um conselho: se seus pais lhe aceitam, comunique ao fórum que vai se divorciar, pede a pensão e vá em busca de condições melhores para sí mesma e o filho.
        Um grande abraço e até a próxima.

    55. Vansinha disse:

      Namoro uma pessoa há quatro anos só que Ele veio morar comigo há três anos,não temos filhos mas moro de aluguel,nesse interim eu tenho arcado com o aluguel da casa na maior parte sozinha e divido o resto das despesas com ele, como por exemplo:a feira do supermercado.Ele contribui mas não é o caso de me manter em tudo,Graças a Deus tenho o meu trabalho mas ele é funcionário público e ganha mais que o dobro do que eu ganho, e mesmo assim faz questão que eu contricua com as despesas. Gostaria de saber se no caso de eu me separar dele e ter de arcar sozinha com minhas despesas, e principalmente com o aluguel da casa que é praticamente o valordo meu salário, se tenho direito a alguma ajuda financeira da parte dele tipo pensão?
      Aguardo respostas por favor.

      • Justiça Mineira disse:

        Bom Dia!
        Sr. Vansinha, Sim você tem o direito a pleitear uma pensão,porem, assim que tiver outra pessoa em sua vida como companheiro, você perde este direito.
        Se ele se separar de você, você tem direito a pensão.
        Se você se separar dele ele tem este direito.
        Isto porque nõ tem filhos advindos desta união, caso positivo, a criança tem direito de pensão da parte contrária ao possuidor da guarda.
        Até a próxima e um grande abraço.

      • Jéssica disse:

        Vc tem direito a 50% do que ele conquistou estando juntos, carro, casa, moto, seja o que for, vc tem direito

    56. EVA BARBOZA disse:

      vivir com um homem casado 10 anos,faz 7 anos q ele morreu,quando eu vivia com ele estava separado de sua mulher e nao divorciado,ainda posso recorrer na justiça os meus direitos?sendo que sua herança ficou para seu filho e sua mulher.aguardo respostas por favor!

    57. Jasmin disse:

      Olá,a 4 anos moro com meu esposo em uniao estável,porem decidimos comprar uma casa financiando metade dela pela caixa no nome dele pois no meu nao da finaciamento pois ja tenho bens no meu nome.A outra metade vou pagar em dinheiro.Quero saber se existe alguma forma dessa casa ser colocada no nome da nossa filha,se os filhos dele tem direito caso algo venha a acontecer com ele e se nos separarmos com quem fica o imóvel e como provar que metade da casa fui eu que paguei?????
      Desde já,obrigada!

    58. ana rosa de oliveira disse:

      moro com um homem faz cinco anos,quando nos conhecemos ele ja era viuvo fazia quatro meses q a esposa tinha falecido na ocasião eles haviam financiado uma casa ela morou quatro meses e veio a óbito meu companheiro paga metade da casa e os filhos outra metade a duvida é eu tenho algum direito na casa já que moramos juntos desde então em outra casa? aguardo resposta que possa me esclarecer essa duvida.

    59. Nilda disse:

      moro com meu namorado.E sou casada com outro. tenho direito a pensão por morte do outro?

    60. Márcio disse:

      Estive com uma pessoa por mais de seis anos e meio…
      Ela tem quatro filhos do casamento anterior, sai para arrumar casa em outra cidade e ela acabou não vindo e arrumou outro…
      Pois bem quero saber oque tenho de direito… pois foi o não traição se ela estava com ele logo que me deixou…
      E ainda não peguei minhas coisas pois fiquei sem condições de ir buscar, a maioria das coisas ela jogou fora, ela está em Curitiba e eu em Santa Catarina.

    61. claudia percu disse:

      Moro com meu marido a 17 anos e para que ele me colocasse no plano de saúde da empresa onde ele é presidente fizemos uma união estável a 8 anos, agora estamos nos separando e o advogado dele alega que eu não tenho direito ao patrimônio que construímos a 10 anos pois o contrato de união estável só tem 8 anos, sendo que vivemos e construímos tudo a mais de 17 anos como eu fico.

    62. danielli disse:

      oi moro com meu companheiro ha 16 anos hoje estou com 33 anos estou querendo me separar tenho 3 filhos com ele constituímos juntos uma casa ,um kit net ,um ponto comercial ,um lote ,e pagamos um outro lote temos um carro e uma moto.sou professora mais nao sou efetiva as veses tenho emprego as veses nao .ele tem comercio eu vou ficar com as criancas …como sera essa separacao de bens e as criancas com vai ser e a pensao me der um auxilio

    63. jackson disse:

      oi estou passando uma situação muito deficio com agarota q estou namorando, pois o pai dela proibiu da gente namorar e ela já fes 19anos, gostaria de sab se agente poderia casar sem assinatura dele??? pofavor quero a resposta o mais rapido possivel!!! manda pelo meu imail

    64. Eduardo disse:

      estou separado e o juiz já prolatou a sentença e separou os bens 50% pra cada, morava com minha companheira a 31, vivia em união estável, tenho uma casa e um carro só que agente ainda não conseguimos vender. Em relação ao IPVA do automóvel e as benfeitorias necessária eu posso pedir uma indenização perante o juiz em face da minha ex-companheira?

    65. paulo disse:

      aluguei minha casa para o meu filho que não tinha onde morar ele separou-se da mulher como faço para reaver minha casa de volta ja que meu filho deixou de pagar o aluguel ao sair de casa e esse dinheiro me ajuda a pagar o financiamento de uma casa popular.

    66. Steffany disse:

      Estou namorando a 9 meses e meu namorado quer muito fazer uma união estável, mesmo que não moremos juntos. No futuro, caso nos separemos, ele terá algum direito sobre meus bens (os que possuir no período que estiver na união estável com ele)? E o que eu ganho em fazer essa união? Se possível peço que responda por e-mail, obrigada!

    67. patricia disse:

      moro a 22 anos com meu companheiro tenho dois filhos um de 17 anos e outro de 7 anos estou querendo me separar dele pois ele e muito ignorante um dia tudo cansa na vida ele não deixa eu trabalhar ele não deixa eu fazer nada e eu sempre quis preserva a familia, mais eu conversei com meu filho de 17 anos é ele disse que eu que sei pois estamos construindo um casa e queria saber meus direito de tudo que tenho, pois ja mandei ele ir embora varias vezes não sou casada so moro com ele hoje moro em uma casa que minha mae cedeu para nos moramos ja moro aqui a 8 anos, tenho direito a pensão, sobre a casa como fica pois e meu pai que esta construindo e não pago nada a ele

    68. vanessa disse:

      oi eu e meu marido moravamos na casa da minha mãe ha mais o menos 3 anos e tive uma filha com ele quando ela fez 9 dias ele faleceu mas chegou a registrar ela mas agora não sei como comprova a união que sirva de comprovante para o inss não tenho nenhum documento q possa comprova me responda porfavor. obrigada

    69. ANNY disse:

      OI TENHO UM RELACIONAMENTO A CINCO ANOS E AGORA ESTAMOS QUERENDO COMPRA UM TERRENO ,JA VIVEMOS JUNTOS A TRES ANOS QUERO SABER SE ELE COMPRA O TERRENO NO NOME DELE E EU PAGA SEM COMPRAVAÇAO NENHUM QUE ESTOU PAGANDO E NOS CHEGA A TERMINA O RELACIONAMENTO EU TERIA DIREITO A ESTE TERRENO OU CORRO ALGUM RISCO DE PERDE O QUE JA GASTEI? MIM AJUDE PRECISO DE UMA RESPOSTA URGENTE!

    70. luciana disse:

      Minha mae faleceu e meu pai viuvo arrumou uma mulher e colocou dentro da casa dele a mulher e a filha dela.Minha pergunta tem como fazer um testamento ele ainda vivo tem como deixar escrito que quando ele falecer essa mulher saía da casa? pq nós filhos que somo em 4 estamos preocupados dessa mulher ficar na casa o que podemos fazer para o melhor que aconteça? obrigada.

    71. meu nome e telma mara gonçalves disse:

      Sou divorciada e meu companheiro era solteiro,vivemos juntos cerca de 20 anos, ele faleceu dia 23/05/13,como devo comprovar
      junto ao inss para ter direito a pensao.

    72. leandro disse:

      gostaria de saber. Morei na casa dos pais dela, 3 anos, com 2 anos comprei um terreno que foi do pai dela., construi uma casa gastei todas as minhas economia., ela não mim ajudou em nada. qual o direito que ela tem ???

    73. paloma disse:

      se eu entrar na justiça com uniao estavel e perder na primeira perder na segunda estancia ,num tem outro jeito ou outro processo,que eu possa conseguir,era um relacionamento ha 3 anos e tive uma filha depois da morte dele fiquei recebendo a pessao quando minha filha ficou de maior ela foi no quartel e deu o numero da conta dela e recebe esse dinheiro sozinha ela minha filha tem 24 anos e ja esta casada,ela pode mim sustentar,se eu perder o processo de uniao estavel,posso entrar contra ela meus direito quais sao por favor mim responda

    74. silvia disse:

      oi sou casada tez anos meu marido e gay e pior fquei abalada demais tenho vizinhps como testemunha serve que tipo de direito eu tenho ñ tenho filhos com ele ele sempre me regeitou desda da lua de mel

    75. liliane disse:

      bom tarde
      morrei com meu parceiro 3 e 4 meses, ele ja tinha um, lote financiado, que não esta quitado, construirmos uma casa nele, compramos um carro, e ele me ameaçou, tive que sair de casa, nas meus pertences ficaram todos lá, eu sempre trabalhei mas não de carteira assinada, tenho uma pensão de meio salario pq já era viuvá antes, a energia da casa esta em meu nome, é o lote no dele
      eu tenho direitos ? pq ele diz que não tenho e ainda posso perder minha pensão…me ajudem to desesperada

    76. Cássia disse:

      Olá, tenho um relacionamento com meu companheiro á 9 anos, sendo que moramos juntos á 4 anos na residência dos pais dele, não temos filhos juntos, tenho apenas um filho de 10 anos que praticamente foi criado por ele, de uns dias para cá, venho me decepcionando com meu companheiro, pois a família dele vive jogando na minha cara que eu não tenho direito de nada nessa relação, ele tem dois pontos de comércio que são contratos, além de tudo eu o ajudo até hoje a manter um dos pontos e não recebo nada por isso, estou cansada de ouvir que eu não tenho direito á nada, de ser humilhada perante a família dele, e vê-lo calado sem me defender em nada,peço á ajuda de alguém que entenda sobre isso, por que tenho a impressão de que não vou aguentar por muito tempo essa situação, mas não acho justo sair dessa relação com as mãos atadas, já que ele me tirou da casa da minha mãe com a promessa de que só viveríamos um ano na casa dos pais dele e depois teríamos o nosso lugarzinho. Se puderem me ajudar ficarei muito grata!!!

    77. Maria luiza disse:

      Meu tio foi casado durante 15 anos e teve 2 filhos se divorciou e passou a viver com uma mulher por 10 anos a deixou e um tempo depois passou a conviver com outra mulher por 7 anos e agora faleceu na convivencia com ela quem tera direito aos bens e a pensao deixados por ele. Obrigada!

    78. Liliana disse:

      Bom dia! Gostaria que me esclarecer uma dúvida tenho uma união estável a três anos mais quando vim morar com meu marido ele já tinha um terreno depois nos dois juntos construimos uma casa e agora quero me separar e ele alega que não tenho direitos porque quem pagou a entrada do terreno foi o pai dele e ele também construiu e não cobrou a mão de obra e agora ele disse que os direitos são dele e do pai. E quero saber se eu sair da casa antes de entrar com advogado eu perco meus direitos se é que tenho. Obrigado!!

    79. jessica disse:

      olá, eu moro com uma pessoa a quase 4 anos sem registro em cartório temos uma filha de 10 meses, quando nos conhecemos não tinhamos nada, larguei o meu trabalho de 4 anos para investir e abrir uma empresa, que está registrada no nome dele, tinhamos uma loja e fechamos,devido a minha gravidez, hj só fico em casa cuidando da bebe e das coisas do lar, e tenho um carro em meu nome alienado mas que ele uas para serviço, e a casa que vivemos e alugada, estamos nos separando , quais os meus direitos?

    80. Fernanda disse:

      Ola,gostaria que tirassem uma duvida minha.Moro com um rapaz a 10 meses e agora por causa da intrigas de sua ex-mulher ele me trata muito mal e quer que eu sai da casa que ele paga aluguel,porém moro em outra cidade longe de qualquer familiar meu pois ele me buscou na minha terra para viver com ele em sao paulo,me tirou da casa dos meus pais onde eu vivia bem para fazer tudo isso que ta fazendo comigo,me traindo e me ofendendo verbalmente.não somos casados e ele tem uma empresa,me ajudem preciso saber como proceder pois se sair daqui o salario que ganho nao da pra me sustentar aqui em sao paulo e meus pais nao aceitam eu voltar para casa.tem algum direito o que devo fazer.Estou desesperada.

    81. fernanda disse:

      Olá… morei com meu namorido à 2 anos, tivemos uma discursao pois ele falou que eu trair ele e foi tudo mentira ele nao tem prova disso ele somente me julgou pelo que falaram a ele adquirimos um bem nesse meio termo”carro” fui questionar minha parte ja q ele queria separar dai ele falaouq nao ia me dar pois eu queria p gastar com homens e ate me agrediu .. falou para eu procurar os meus direitos e “ver que será o melhor” essa sempre é a frase dele. Diz que ñ tenho direito algum, porque tudo foi comprado com o seu dinheiro, mas comigo do lado. ahh e a irma dele me mandou isso …
      olhe fernanda se vc pensa que com a ameça que vc esta fazendo para meu irmão vc esta itimidando vc esta engana vc tinha que ter vergonha pq ele matou e muito a sua fome e a do seu filho vc que carro trabalhe e compre vc acha q vc e seu maridinho é quem pq vc não veio na casa da minha pedir a sua parte do carro esperou vc ir embora pq esta com medo é poi smande seu marido resolver do jeito dele sua cachorra vc pensa q nós temos medo de bandido é pq pelo que vc disse que seu marido vai resolver o jeito dele é pq ele é bandido pois imprimir o seu recado e vou entregar nas mão de um delegado federal que vc sabe que meu marido tem muitos conhecimentos e vou mande fazer uma investigação pq pelo que nós sabemos aqui é que coisas corretas vc não mexem gente de sua familia mesmo disse com que vc mexe pois vamos ver a parte do seu carro mande seu marido vim que pra bandido e vaganda existe policia sua sebosa tenha vergonha vá trabalhar pra compra carro agora que parte do carro pra gastar com seu macho é kkkkkkkkk vc esta é enganada pois apartir de o hoje vc comprou uma briga delegado,advogado,juiz,proucurador da república.,e desmbargado todos meu marido tem amizade inclusive com o deesmbargador dai de salvador o que devo fazer me orienta …

    82. Claudia disse:

      Bom dia!! Tenho uma dúvida e não sei a quem recorrer…se puder me ajudar, agradeço muito. É o seguinte: Namoro um homem há quase dois anos e temos a intenção de nos casar. O problema é que o divorcio dele ainda não foi homologado e verifiquei que deve haver um lapso temporal entre a separação e o novo casamento. É verdade?? Sendo assim, se quisermos casar logo, a melhor opção seria a união estável??? Muito obrigada!!!

    83. Maria disse:

      1)-Gostaria, por favor de um esclarecimento.Fui morar com meu companheiro hà 25 anos, eu já tinha um apartamento comprado antes de nos conhecermos, depois vendi e comprei um outro mais caro, minha dúvida é:ele teria direito nesse apto? 2)ele comprou um apartamento quando já estávos juntos, com dinheiro da divisão do primeiro casamento, eu tenho direito nesse apto. ele veio falecer,e deixou 4 filhos da primeira união e filho comigo. Quais são meus direiros e os direitos dos filhos do primeiro casamento? eles têem direito no meu imóvel?

    84. Helena Horta Maranhão disse:

      Oi minha dúvida é:

      Estou com uma pessoa há 6 anos, porém, não podemos morar juntos, pois somos Portadores de Necessidades Especiais, (PNE). Eu tive Paralisia Cerebral (PC) e ando e moro com minha mãe e 1 irmão mais novo,tenho 32 anos e o Paulo está com 34 anos e por causa de um acidente de carro que sofreu aos 11 anos,ficou em uma cadeira de rodas e mora com o pai dele. Temos uma relação há 7 anos, gostaríamos de acrescentar nossos sobrenomes ao nossos nomes, podemos fazer isso mesmo não morando juntos?

    85. heidyrestani@hotmail.com disse:

      moro com um homem a 11 anos tenho 2 filhos dele um de 8 e um 6anos ,so que devida as traições as humilhações as bebedeiras quero mim separar ,so que a casa onde moramos ele comprou com o dinheiro de uma herança ,quando falo em separação ele fala pra mim sumir da casa porque e dele.tenho algum direito o que devo fazer não tenho pra onde ir com meus filhos e não deixo com ele de jeito nenhum pois ele não tem menhuma responsabilidade so sabe beber o que devo fazer.

    86. Grazi disse:

      moro com um homem a 11 anos tenho 2 filhos dele um de 8 e um 6anos ,so que devida as traições as humilhações as bebedeiras quero mim separar ,so que a casa onde moramos ele comprou com o dinheiro de uma herança ,quando falo em separação ele fala pra mim sumir da casa porque e dele.tenho algum direito o que devo fazer não tenho pra onde ir com meus filhos e não deixo com ele de jeito nenhum pois ele não tem menhuma responsabilidade so sabe beber o que devo faze

    87. cicera disse:

      ola gostaria de saber morei com um homen sete meses fui mora na casa dele ele foi preso que a outra mulher colocou ele na cadeia trabalhava 10 anos ele mem tirou do emprego nao deixava eu trbalhar agora chegou em min pediu para sair da casa dele que a ex dele ia voltar a casa ta no mone dela a empresa tambem tem carro tem caminhao e bem de vida eu fui despejada da casa que moro nao tenho para onde ir estou passando fome com meus filhos men ajude tenho algum direito

    88. lu disse:

      Moro com meu compalheiro ha 13 anos nao temos filhos, estamos nos separamos gostaria de saber se eu tenho direito se eu entar na justiça?

    89. JÚNIOR ARAÚJO disse:

      ESTOU SEPARADO Á OITO ANOS E MEIO E QUERO SABER SE TENHO DIREITO A ERANÇA QUE DEIXE PRA TRAZ.

    90. clissian disse:

      Ola quero saber se o meu namorado tem direito,o apartamento esta,apenas em meu nome a gente mora junto a 2,
      Obrigada

    91. Boa tarde! Gostaria que me tirassem uma dúvida: Minha tia recebeu de sua mãe terras como herança a 4 anos atrás depois de seu falecimento. Ela tem 69 anos e arrumou um companheiro tem 51, ele não tem nada, ela o sustenta com tudo, inclusive poga pens disse:

      Boa tarde! Gostaria que me tirassem uma dúvida: Minha tia recebeu de sua mãe terras como herança a 4 anos atrás depois de seu falecimento. Ela tem 69 anos e arrumou um companheiro tem 51, ele não tem nada, ela o sustenta com tudo, inclusive poga pensao do filho dele, pois bem: Na falta dela ele tem direito a receber a herança que a mãe dela deixou? Desde já agradeço!

    92. kátya disse:

      OBS.: Eles estão juntos s hà 3 anos

    93. marcia disse:

      moro com o meu paceiro a 24 anos,mais naosamos casados e temos um filho de 5 anos,descobri que ele mi trai a 4 anos,por isso quero mi separa. tenho direito as coisas dele?

    94. sulaima Assad de freitas disse:

      viva maritalmente a 21 anos,gostaria de saber quais sao os meus direitos perante a lei?

    95. Maria da Conceição disse:

      Por favor , gostaria de um esclarecimento . Moro com meu companheiro a 9 anos . Registramos a união estavél em 2008 . Ele hoje viúvo . Antes em 2008 era divorciado e tem uma casa da qual moramos . Ele pagou a parte da primeira esposa quando eu já morava com ele . E disse que estava comprando a casa , ganhou de seua pais já falecidos um estabelecimento comercial , isso também eu já estava junto . Ele tem uma filha que mora no mesmo quintal e sempre estamos desentendendo por causa de bens materias . Eu não tenho saúde e ele também não , mais por ser filha ela sempre ganha e , eu cansei . Se eu me separar tenho direito a pensaõ ou intenizaçaõ . Pois a unica coisa que tive dessa união foi aborrecimento , Ele está com cancer e ninguém ajuda , fez testamento , mais a filha obrigou o pai a trocar . Por favor preciso de orientação . Obrigada .

    96. willian dos santos disse:

      boa noite vivi com minha esposa durante mais ou menos 13 anos copramos casa carro e ela abriu uma empresa com CNPJ no nome dela eu tenho direito a essa empresa

    97. thiesa disse:

      fui casada 39 anos,meu marido tinha um relacionamento fora do casamento ha mais de 10 anos. Ao saber do fato pedi para que fosse embora. O fato se deu em 2009,não fizemos o divorcio, embora esteja morando na casa de nossa propriedade não possuo dinheiro para fazer o divorcio sozinha. Ele mora sózinho,e passa algumas horas do dia na casa dela. Pergunta é considerado união estável essa situação dele? E tambem ele não comprou nenhum bem neste período.Em caso de falecimento ela terá direito a pedir compartilhamento dos bens adquiridos por nós dois durante o efetivo casamento?

    98. thiago disse:

      ola boa noite minha mae viveu com meu padrasto 16 anos ele deixou ela por outra mulher queria sabe quais sao os direitos da minha mae eles tem uma casa e 2 pousadas e um restalrante em uma ilha proxima daqui de belem pa so que ele fala que ela nao tem direito a nada que foi com o dinhero dele que ele feis isso queria sabe c minha mae tem algum direito a pensao algo parecido e as casas e pousadas e rastaranete os terrenos estao todo no nome da minha mae registrado em cartorio e tudo por favor me mande uma resposta minha mae esta muito mal com medo de perde tudo

    99. maisa disse:

      Ola.. sou casa a 22 anos tenho 2 filhas … e quero me separa porque estou sofrendo muito , meu marido vive me mandando em bora de casa me bate diz que vai me matar …. e diz que eu não tenho direito a nada … o que eu faço?

    100. sonia santos de andrade disse:

      Moro há 7 anos com o meu namorado, a casa está em nome dele também nesse periodo. gostaria de saber quis os meus direitos, pois não tenho filhos e ele tem uma irmã solteira.

    101. alesandroo disse:

      fiquei com uma mulher 2003 moramos juntos mas nao era estavel ela saia pra casa da mae ficava por la saia pra rua tinha varios relacionamentos,so que em 2006 tive uma filha com ela ai em 2009,ela me deixou e foi ficar com outro homem,eu arrumei outra tambem e a filha ficou comigo.depois algum tempo comecamos a nos relacionar mas ela em sua casaeu na minha,nos casamos 22-03-2013comunhao parcial de bens e depois 6 meses nos separamos.ela quer contar o tempo pra traz de uniao estavel.so quee nesse tempo tive uma filha que ja esta com 2anos.queria saber o qui ela tem direito.obr.

    102. Karla C L disse:

      Boa Tarde, minha mãe, meu irmao e eu moramos em uma casa cuja a minha vó passou para o nome de meu pai.minha mae e meu pai nao foram casados legalmente, mas viveram juntos durante anos. Depois disso, meu pai teve dois filhos com outra mulher. Antes de falecer deixou uma casa para estes outros dois filhos e nós continuamos neste casa de sempre. Muitos anos ja se passaram, gostaria de saber se estes outros filhos tem direitos sobre esta casa ja que esta no nome de meu pai? Se sim, como seria esta divisao entre eu, meu irmao, minha mae e nossos 2 meio irmãos?

    103. Valda disse:

      Há 1 ano vivo com uma pessoa que ficou paraplégica. Desejo saber se eu não conseguir conviver mais com ele, o que poderá acontecer, porque eu tem bens e não. Não temos nada em papel.

    104. Natalia disse:

      Aderi a União estável faz em média 3 anos e meio. Ano passado fui morar junto com meu ex em uma casa que nós dois construímos juntos em um relacionamento de 7 anos. Devido desgaste e complicações chegamos a nos separar em Maio de 2012. Não fui procurar meus direitos pois achava que ainda poderíamos voltar, mas as ações da parte não me deixava nada agradável. Nesse ano de 2013 ele se casou no civil. Quero saber o que tenho direito mesmo depois de passar esse tempo pois, acredito no poder da união estável. A esposa dele alega que tudo é dela, pois estão casados no papel. Preciso de uma resposta. Obrigada!

    105. Paulo Gustavo disse:

      Morei 4 anos com minha ex namorada, nesse decorrer entrei em um financiamento de uma casa, somei o valor das parcelas do financiamento o valor chegou a aproximadamente 5 mil e 500 reais.
      Vou passar ao todo 7 mil pra ela referente também aos moveis, quero saber que documento fazer pra comprovar q dei esse valor pra ela !!!

    106. cristiane dos santos disse:

      olá boa noite eu preciso de ajuda eu tenho um relacionamento estavél com meu marido a dois anos ele ja bateu em mim por tres vezes e eu ja não aguento mais quero separar , nois moramos numa casa numa favela e essa casa não tem documentação ele só veve me humilhando e mandando eu ir enbora de casa .eu nuncas trai ele tratei sempre bem mais ele não ta nem ai comigo toda vez que eu saio de casa , e chego e fica me manipulando e humilhando e mandando eu sair de casa o que eu faço, e o que devo fazer pra não ficar na rua …

    107. Eli disse:

      olá,vivo com um rapaz a um ano e meio, ele tem um filho com a ex esposa.estamos pensando em comprar um apartamento em meu nome. na eusência dele o filho dele teria algum direito.o que devo fazer. obrigado.

    108. camila disse:

      sou casada a 10 anos com meu marido,mais ele e casado no papel com sua ex mulher ainda,eu tenho um filho do primeiro casamento,e ele tem 2 filhos com a mulher que e casado no papel,temos casa que adquirimos juntos,2 carros,um mini mercaco,a casa e o carro estao no meu nome,se ele venha falecer a ex mulher tem direito em alguma coisa?

    109. viuva de porto alegre 16/10/2013 disse:

      convivi com meu parceiro durante dez anos, tivemos dois filhos, que agora estão um com 18 e outro com 23 anos, ele era casado mas só separado, faz nove anos que ele faleceu meus filhos ficaram recebendo uma pensão por morte, só que eu não. Na época com tudo que aconteceu fiquei tão melindrada com a situação que nem me detive em saber se eu tinha ou não direito a receber também uma pensão. Por favor me de uma resposta.

    110. Eliane disse:

      Boa noite! Por favor, gostaria de saber quais são meus direitos, já que tenho um relacionamento há 12 anos, vivemos em casas separadas, mas o apto onde moro está em nome dos 2. Não tivemos filhos, mas ele tem 4 de 2 outros relacionamentos. Ele trabalha em SP e vivo no litoral. Obrigada e aguardo uma resposta.

    111. Silvio disse:

      Boa tarde!!
      sou casado a 7 anos e a 5 no papel, estou me separando e temos um AP adquirído a 3 anos pelo minha casa minha vida, o imóvel valorizou muito, ela disse que eu brigasse na justiça para que vendesemos, temos um menino de 5 anos, o que tenho direito, nim quem deu nada de dinheiro, ganhamos subsidio e financiamos o resto.
      sou autonomo, não tenho renda fixa o que ela pode me exigir de pensão para meu menino.

      grato.

    112. Ana disse:

      Olá! li em uma publicação de um site, feita no ano passado em outubro, que não se pode mudar o sobrenome na união estável, somente se for convertido em casamento, e agora pouco eu li na sua manchete publica, em 2011, que se tem esse direito.. confesso que fiquei meia desorientada… vc poderia me explicar por favor? para que eu possa entender? eu também li, que o estado civil não muda, que é só um contrato para firmar uma relação perante a sociedade e garantir os bens adquiridos isto é verdade? mesmo os dois usando o mesmo sobrenome como vc postou em sua pagina?? aguardo sua resposta… muito obrigada!

    113. Selma Davies disse:

      Minha filha conviveu com um homem durante 09 anos. Ele tem lojas comerciais, ela também trabalhava (como empregada) em uma dessas lojas. Ele já possuía imóveis e carros e as lojas quando foram morar juntos. Durante esses 09 anos de vida conjunta ele adquiriu outros bens. Quando as coisas começaram a não dar mais certo entre eles, ela o abandonou mas ele ficou durante 01 ano e pouco infernizando a vida dela a ponto de ela não suportar mais continuar trabalhando na loja e abandonar o trabalho. Vai completar 02 anos em maio de 2014 que ela o deixou.. Ela tem algum direito sobre bens adquiridos durante essa convivência? E, se tem algum direito, existe limite de tempo para reivindicar o que tem direito? É fato que, completado 02 anos, perde o direito de requerê-lo? Grata pela atenção. Abraço.

    114. Gomys disse:

      Namorei com uma garota por 1 ano e 7 meses, sendo que no decorrer do mesmo peguei a mesma em varias falhas, como traicoes virtuais, mensagens de celular que ela havia viajado para conhecer utra pessoa… enfim foram muitos disabores no relacionamento.
      Emprestei para ela 1000,00 porque a mae dela tava precisando, e agora findamos o relcionamento… Ou seja, eu sempre dava partida por ligacoes em terminar +nao findava o relacionamento… e por ultimo ela terminou.

      minhas Duvidas:

      1) Ela tem Algum direito a Ressasimento de Tempo de Relacionamento?

      2) Eu tenho Direito a receber o Dinheiro que Emprestei de minha conta para ela? Porque ela disse q não iria me pagar… E que eu era q tinha que pagar os tempos delas, sendo q foi ela que terminou comigo.

      COmo fica minha Situação?

      Desde ja agradeco pela Atenção,

    115. judivaldo disse:

      bom dia gostaria de saber se posso fazer outra declaraçao de uniao estavel ja tenho uma com outra mulher

    116. Francielly disse:

      Boa tarde, tem uma união estável a 3 anos.
      Nos construímos um puxadinho em baixo da casa dos pais dele, sendo que a maior parte foi eu quem dei para construção. Sempre quando brigamos ele manda eu ir embora e diz que eu não tenho nenhum direito pois a casa é do pai dele e ele quem vai ficar nela.
      Quero saber se isso é verdade, vou perder todo o investimento que eu fiz e ele vai ficar com a casa só para ele.
      Obrigado.

    117. ilza disse:

      bom dia por favor me responda ! vivo com meu namorado a 9 meses e agora ele ta terminando nossa relação e eu sempre fiz tudo certo com ele ajudando e cuidando dele o acompanho sempre em todos os lugares temos fotos e todos sabem da nossa relação conheço sua familha enfim posso ter algum direito ao menos ser reconhecida pelo meu trabalho que sempre fiz a ale ?

    118. helena disse:

      bom dia, gostaria de uma resposta com urgência.
      meu marido e eu vivemos juntos a mais de dez anos e a oito de aluguel essa casa esta alugada no nome dele e do meu sogro não somos casados no papel, temos dois filhos de 10 e 9 anos,quero me separa pois a situação esta insustentável,não tenho pra onde ir e ele fala que ele não vai sair da casa e que eu não vou levar meus filhos, vivo de bico não tenho renda fixa.
      posso ficar na casa e exigir que ele saia?e meus filhos,tenho direito a ficar com eles na casa?pelo amor de Deus preciso da resposta.Obrigada.

    119. ANa disse:

      sou casada judicialmente a 26 anos e meu marido saiu de casa a 7 anos. Nao tenho dinheiro para me separar e ele alega tb nao ter.
      Preciso saber se ele tem uma união estavel com a outra que ele vive a 3 anos. o que acontecera comigo? sou servidora publica e tentei entrar varias vezes e nao consegui pela justiça gratuíta. O que devo fazer? Ele nao faz nada, nao move uma palha para essa situação mudar, ou seja para ele é comodo.

    120. João Noronha disse:

      Eu me divorciei recentemente e deixei todos os meus bens para minha ex mulher e filhos do casamento. To no processo de reconhecimento de uma filha que tive fora do meu casamento. Depois de reconhecida e se por um acaso morrer, essa filha pode entrar na justiças por esses bens que deixei para minha ex e filhos na época do divorcio?

    121. Francisca Alves Camelo disse:

      SOU JUNTA COM UM HOMEM HÁ MAIA DE 25 ANOS N;AO ESTÁ MAIS DANDO CERTO ,QUERO QUE ELE SAIA DE CASA ELE NÃO MQUER SAIR E ESTÁ DORMINDO NA MINHA CAMA MAS NUNCA MAIS ME PROCUROU O QUE DEVO FAZER PARA TIRA-LO DE CASA? OU O QUE POÇO FAZER JUDICIALMENTE PELO O CASO DE ELE NUNCA ME PROCURAR MESMO DORMINDO NA MINHA CAMA E SÓ ME ACEDIANDO MAS NÃO QUER .I FICA ME UMILHANDO.O QUE FAÇO?????

    122. ROSE disse:

      Olá… preciso muito de uma ajuda… vivo com o pai de minhas filhas a 21 anos… hoje quero me separar por motivos de traição e falta de respeito próximo de casa. Eu já pensei em sair, mais trabalho fazendo bolos em casa, se eu for embora fico desempregada. NAO SEI O QUE FAZER , QUAL SERIA MEUS DIREITO E SE TENHO DIREITO A PENSÃO. ABRIR NAO DE UM EMPREGO PRA CUIDAR DOS PAIS DELE QUE ERÃO VELINHOS E JA SÃO FALECIDOS, SAI PREJUDICADA POIS FUI UTIL QUANDO ELE MAIS PRECISO EU FICAVA INTERNADA JUNTO COM SUA MAE. . POR FAVOR ME DE UMA LUZ. DESDE JA EU AGRADEÇO.

    123. vagner disse:

      minha esposa nao tinha direito ao plano de saude da empresa onde trabalho pois nao eramos casados. ai fizemos uma uniao estavel para incluir ela no plano ai descobriu que esta gravida ela entrou na carência mas a empresa tem mas de 600 funcionários o plano esta certo ou nao.

    124. marli lima de oliveira disse:

      eu vivo em união estável ha dez anos e tenho um filho de 6 anos gostaria de saber se houver separação eu tenho algum direito.

    125. toramos disse:

      A minha mulher era viuva quando a conheci, e dessa relaçao existem 2 filhos. Quero me divorciar, tenho que dar pensao para as crianças??? Pois nao sao meus filhos directos… obrigado

    126. Alice disse:

      Meu irmão namorou durante 8 anos, ela era de outro estado mas trabalhava no nosso,como empregada doméstica. Alguns meses depois devido a intimidade dos dois ele pediu pra minha mãe deixar ela dormir lá em casa pois os finais de semana eram dela e ela não tinha pra onde ir ir, minha mãe logo concordou para agradar ao filho. depois de anos trabalhando em casa de família ela foi demitida e voltou a morar no Estado dela de origem, e os dois passaram a se ver de 4 em 4 meses mais ou menos ela retornou ao Estado pra ver meu irmão arrumou um trabalho perto da casa da minha mãe e ficou se encostando na pobre coitada durante 3 meses saiu do emprego e voltou a morar em lajinha(MG) e trabalhou lá com carteira assinada durante 1 ano. Meu irmão ficou muito doente, e mesmo sem ter o diagnóstico da doença ele levou ela no cartório e lá fizeram contrato de união estável e nós só viemos a saber depois que ele faleceu e ela estava buscando seus direitos, pois bem ela arrumou um advogado ganhou tudo não dividiu nada com a minha mãe a qual ele conviveu por toda vida.minha duvida é a seguinte se ela era de outro estado nunca moraram juntos ela deve continuar recebendo a pensão do INSS. Gostaria de uma resposta, grata.

    127. leonora disse:

      Oi…Fui casada com uniao estavel por 4 anos. E nesses 4 anos separavamos e voltavamos devido as varias traiçoes da parte dele.Na ultima vez q voltamos começamos a construir eu tinha determinado valor em minha conta pessoal cujo foi retirado para devidos fins, me separei novamente e temos 1 filha d 2 anos.E ele diz q nao tenho direito em nada dos bens…Qual sao os meus direitos?

    128. Ricardo disse:

      tenho um filho de um ano com minha namorada, mais não mora junto, pretendo me casar com a mãe do meu filho, to construindo minha casa, antes de casar, ela fica tendo direito alguma coisa antes de assinar o casamento?

    129. Samira disse:

      Olá! Eu comprei uma loja e coloquei no nome do meu companheiro, porque o meu nome estava no serasa. Depois que isso aconteceu, ele não quiz mais conviver comigo e vive atras de outras mulheres dizendo que a loja é dele. Qauis os meus direitos?o que devo fazer pra pegar a minha loja de volta?

    130. Ednna disse:

      oi… eu preciso de uma resposta urgente,eu não estou suportando mais conviver com meu marido que tanto mim dispresa e nunca mim valoriza,somos casados a 2anos e 7meses em união estável,temos uma filha de 2 anos,sempre em nossas brigas ele mim manda ir embora mas sozinha, ele diz que se eu levar nossa filha ele manda a policia atras de mim, oque eu faço eu não poço ir embora sem minha filha e com isso eu acabo ficando porque não quero perder minha filha ainda mais pra uma pessoa tão inresponsavél como ele mim ajude por favor,caso ele mande ir embora ou eu decidir por mim mesma eu tenho direito de levar minha filha? e sem correr o risco de perder a guarda dela?

    131. Ada Rosa disse:

      Ola…Fui casada por 4 (quatro) anos e me separei, então fui para uma união estável, que também não deu certo, preciso saber se tenho direitos como a uma pensão alimentar mesmo não tendo sido separada legalmente do outro casamento…portanto continuo casada com o primeiro q não vejo a mt tempo..e agora separada da união estável, posso pedir uma pensão?? aguardo resposta. obrigado

    132. mario lima bastos disse:

      to casado ha 15 anos e estou me separando e meus sogro(a)faleceram são três herdeiros de maiores nao fizeram ainda o inventário se eu me separar eu perderei a parte que cabe a minha esposa.ou eu posso entrar com uma ação de partículas de minha esposa.

    133. biahs disse:

      sou casada a 5 anos e tenho uma filha de 2 anos com ele ,estou me separando e quero saber quais o meus direitos,tambem tenho parte nos moveis e imoveis? mais não somos casados legalmente,mais tenho papéis da igreja com testemunhas que provam a nossa união.ah e mais uma coisa ele comprou coisas em meu nome e não pagou,e agora estou no spc , tem como faser ele pagar pelas dividas judiçialmente

    134. vera lucia s. santos disse:

      bom dia sou viuva ,e moro com um rapaz á 21 anos,porem ele ainda é casado,em 1979 fiz declaração de concubinato,por não ter condiço~es de fazer ele se divorciar,gostaria de saber mais sobre união estavél,e como posso fazer e os documentos necessarios.quero uma segurança pois saõ muitos anos de convivencias,ele concorda com tudo que faço
      ele não tem bens nenhum,me ajude por favor.

    135. valerry disse:

      ola estou separada a 4 anos do pai da minha filha mas ele nao me da o divorcio a 2 anos estou com outra pessoa eu posso fazer a uniao estavel mesmo eu estando casada? com tdo esses anos separada o juiz nao poderia me da o divorcio?

    136. Nóris disse:

      Vive 17 anos com uma pessoa do mesmo sexo. Acontece quando ela faleceu a pensão foi para mãe, hoje a mãe faleceu, há 1 ano, posso recorrer a esta pensão ? Pois na época não existia a lei da união homossexual. Poderia me mandar orientação para meu email, ficari muito agradecida um abraço!

    137. betania disse:

      oi eu vivo com um homem a 4anos e 6 meses e tenho uma filha de 4 anos com ele estamos nos separando e não somos casados ele tem um carro um caminhão e uma moto e eu moro de aluguel ele quem paga a gente mora em um núcleo rural eu sou manicure preciso do carro pra trabalhar na cidade eu tenho algum direito sendo q tudo q ele tem ele conseguil depoi q se juntou com migo?

    138. NATALIA disse:

      GOSTARIA DE SABER SE POSSO ENTRAR COM UM PEDIDO DE IDENIZAÇAO, NAMORO UM HOMEM CASADO A 1 ANO E ELE DIZ QUE VAIS E SEPARAR E NAO SE SEPARA , TENHOI TODAS AS CONVERSAR GRAVADAS E SO ME ILUDE, POSSO ENTRAR COM PEDIDO DE IDENIZAÇAO?

    139. me chamo ELZA E TENHO 50 ANOS disse:

      me chamo elza e tenho 50 anos e sempre trabalhei fora ate conhecer um homem na época tinha 79 anos e fomos morar juntos e ele exigiu que eu parasse de trabalhar, hoje ele tem 90 em 2006 ele comprou um apto em nome dele e da esposa jurídica, para morarmos juntos eu e ele mas hoje em dia sou amiga da ex esposa. mas não tenho nada no papel que comprove nossa convivência, a não ser os nossos vizinhos do prédio, hoje eu dependo completamente dele ele faz muita chantagem comigo, inclusive alegando a idade avançada. ele não tem filhos nem irmão, so ex mulher que é casado no papel. eu tenho algum direito , depois de 10 anos vivendo e cuidando dele ate hoje.

    140. fabiana disse:

      sou junta com meu marido ja tem mas 11 anos mas ñ sou casada e ñ tenho filho temos algumas coisa que constrimos juntos e ele é casado com outra pessoa e agora quero mim sepaara tenhos direitos no que construimos

    141. marluce disse:

      fui amigada 25 anos tenho 52 anos e tenho tres filhos com meu ex
      ele e empresario de uma pizaria e me colocou pra fora da pizzaria logo apos que descubri suas traiçoes ele fez a cabeça da minha filha de menor e esta com ela
      ele me xinga de plavroes me umilha fala que eu n ao tenho direito a nada e que se eu quizer ele vai me pagar uma penção de 600,00 R$ POR TRES ANOS E ELE QUER A MINHA CASA o que devo fazer sera que eu ganho a acusa me ajudem?

    142. Ana rosa disse:

      morei com um homem casado 20 anos tive 3 filhos 2 ja sao maior de idade o menor tem 15 anos, meu marido morreu tem 4 anos e quem recebe a pensao e a ex porque e casada no papel com ele e o meu filho menor, gostaria de saber se eu nao tenho direito, porque foi eu que cuidei dele na doença,os ultimos 20 anos ele foi meu marido e nao dela, ela so veio no dia da morte dele e deu entrada no inss dizendo que o direito era dela e nao meu, me sentir muito humilhada e dei entrada em um processo requendo os meus direitos.por favor me ajudem eu fiquei muito triste com essa situaçao,so dei entrada em um processo porque preciso ele nao deixou nenhum bem eu nao tenho uma casa pra morar com meus filhos enquanto ela tem uma bela casa, carro e ainda e aposentada.

    143. Izabel disse:

      alguem pode me informar filha de mulher que vive maritalmente tem direito a herança?

    144. adriana disse:

      boa tarde,convivo com meu esposo a 4anos e não somos casados,mas ele ja foi casado a 10 anos com outra pessoa e tem 2 filhos, sendo que a casa onde vivemos foi adquirida com a outra, hoje temos uma filha, no caso como que fica a minha situação e da minha filha futuramente se vir de acontecer algo.ele esta querendo casar com separação de bens e certo fazer isto??

    145. Jéssica disse:

      Olá,vivo a 7 anos com meu marido e tenho duas filhas com ele uma de 6 anos e outra de 1 ano,mas ele ainda esta casado com a ex judicialmente,não sei mas o que faço ele não vai atras do divorcio e quando eu fui viver com ele eu tinha apenas 15 anos hoje estou com 22 anos.Por favor me ajude wpois nao quero continuar vivendo com uma pessoa casada no papel com outra.

    146. Mariana disse:

      vivo com um homem a 10 anos,quero saber se eu tenho o direito dos bens dele.Pois tenho o meu emprego mas saber se tenho direito dos bens?

    147. Ronara disse:

      Olá,convivo com meu marido a 6 anos, não somos casados no civil e fizemos união estável, mas os bens ele conseguiu já estando comigo embora não contribuir pois não tenho renda, se nos separarmos quais os meus direitos. Desde já agradeço a ajuda.

    148. ANA MARIA GALDINO disse:

      VIVE COM UM HOMEM DURANTE 9 ANOS,ELE FAJECEU EM OUTUBRO DE 2013,ELE ERA SEPARADO DA PRIMEIRA ESPOSA Á 17 ANOS,O DIVORCIO DELES SAIU EM 2011,NOENTANTO DEI ENTRADA NA PENSÃO E ME FOI NEGADA MESMO TENDO TODAAS AS PROVAS DE UNIÃO ESTAVEL,SOU QUE A EX USOU DE MÁ FÉ,DEU ENTRADA NA PENSÃO COM A CERTIDADÃO DE CASAMENTO, SE FEZ QUE NÃO SABIA DO DIVORCIO,RECORRI APRESENTE MAIS PROVA DA MINHA UNIÃO,JUNTAMENTE COM AVERBAÇÃO DO DIVORCIO DELE, JÁ FAZ 80 DIAS E NÃO TENHO UMA RESPOSTA,DEI-ME UM LUZ;

    149. Marta disse:

      boa tarde tenho uma filha que está casada com comunhão de bens parcial,a quatro anos,tem um filho deste casamento a criança esta com dois anos e seis meses,quando casaram eles foram morar em uma casa que na realidade foi comprada por ele mais o esmo tinha colocado no nome de sua mãe,o mesmo se desentedeu com minha a partir do momento em que ela resolveu fazer um curso de enfermagem para que posterior mente ela pudesse trabalhar e assim ajudar o esposo com as despesas de casa,quando ela falou para ele que iria fazer o curso ele falou que se ela fizesse poderia ir embora para minha casa que sou mãe da mesma,depois ele abandou ela e o filho e foi morar na casa dos pais dele levando assim toda roupa e não mais voltou dias após ele ligou para ela pedindo a certidão de casamento e o registro da criança pois queria o divórcio o mesmo já fi dado entrada só que agora ele arrumou um advogado e depois disso fica ligando para ela pedindo a casa e que ela tem que sair de todo jeito pois a casa está no nome,da mãe dele liga para ela e fica maltratando ela com palavras e atá psicologicamente,não sei mais o que fazer logo após o casamento ele montou uma serralharia com CNPJ.Gostaria de saber qual os direito que cabe a minha filha e se ela tem que sair da casa pois ele só deu ate este mês(Abri)peço que me ajude como devo proceder estou muito apreensiva pois vejo minha filha sofrendo e não posso fazer muita cisa,gostaria de saber quais os direitos da minha filha e do meu neto muito obrigado fico no aguardo…

    150. silvia carneiro disse:

      eu me separei ha tres meses, meu companheiro me falou que nao tenho direito, a nada pq ele diz que eu abandonei,o lar que nao tenho direito a nada, apesar que ele fica me ofendendo de mais, e como ele fica falando q eu nao tenho direito a nada nao sei por onde começar

    151. Roberta disse:

      Bom Dia

      Fui casada em regime de União Estável,após 4 anos nos separamos,meu ex foi ao cartório sem me comunicar e fez a dissolução sozinho,sem colher a minha assinatura,temos 1 filha e bens a partilhar e hoje ele é casado,ele pode ter casado com outra se desfez do nosso casamento dessa maneira?

    152. michele disse:

      gostaria de saber. meu namorado foi amigado 7 anos tem uma filha de 5 e outra ele nao sabe se é dele pois a ex traia ele e nem ela tem certeza do pai, mesmo assim ele registrou para que a criança pudesse fazer os exames e tals pois nao tinha dinheiro p pagar o exame dna. Ele paga a penssao e deixou a casa mobiliada para ex. Hoje compramos uma casa e ela quer tomar, qual o direito dela?

    153. Márcia disse:

      Boa tarde,
      Fui casada no civil por 10 anos, mas fui traída pelo meu marido e nos divorciamos,depois que o divorcio saiu resolvemos tentar de novo, ele veio morar na minha casa, ele ajudou na reforma dessa casa, como fica minha situação caso não venha a dar certo, ele tem direito sobre a casa que foi um bem que eu adquiri já no divorcio?, apartir de quanto tempo temos que dividir os béns?, só valem os béns adquiridos depois do divorcio?

    154. Rejane Maúricio disse:

      Olá, conheci meu companheiro pela internet em 2005 tinha 16 anos e passei quase 2 conversando com ele pelo telefone e internet, quando fiz 18 anos sai de minha cidade e larguei meu emprego pra vir morar com ele em outro estado fiquei 2 anos morando na casa dos pais dele.No fim de 2009 começamos a construir nossa casa nos fundos da casa dos pais dele, trabalhei junto com ele tanto para conseguir dinheiro quanto no braçal. no fim de 2010 tivemos um filho. Mudamos pra casa final de 2011 e fim de 2013 nos separamos, não temos mais nada e ele quer que eu sai das casa e me ajuda pagar aluguel, não quer me da autorização para eu voltar para minha terra com meu filho, não quer me ajudar em um financiamento em nada, e não quer ir no advogado o fórum. Eu não tenho como pagar advogado. To estudando para concurso, Quero fazer faculdade e fico presa sem saber o que fazer. Tenho 25 anos. Ja tentei conversar com ele sem briga, mas ele me ameaça

    155. maria disse:

      moro c uma pessoa ha7anos,e quero oficializar.mas eu tenho duas filhas q não e dele,mas ele quem faz tudo para mim e p elas.ele nunca me deixou eu trabalhar.ele e viúvo,mas tem uma filha de 35anos e a mesma nunca o procura.ele e bem mas veio do q eu 30anos e quem faz tudo por ele sou eu.eu tenho medo q ele venha há falecer.ele fala q tenho direito.mas tenho certeza q a filha ira tomar tudo.pois não gosta nem de mim e nem dele.e ele trata as minhas filhas como dele.o que faço.que direito tenho…..obrigada;;;;

    156. Daiany disse:

      namorei tres anos e meios com meu marido e ele me pediu em casamento e ja fz uns tres meses que estamos juntos. depois que juntamos ele comprou umas cabeça de gado so ele colocou no nome da mae dele, porem gostaria de saber quais sao os meus direitos e se tenho direito a alguma pensao.

    157. simone disse:

      vivo maritalmente com o pai das minhas 2 filhas a 14 anos, moramos na casa de meus sogros,meu marido ja vem de outro casamento estavel onde ele tem uma filha de 16 anos, assim como eu tb; o detalhe que meu marido e dependente de bebida e outros e toda a vez que a ex aparece ele tem recaidas, ela ja esta casada mas acredito que vive infeliz pois senao ela sumia de nossas vidas pois ela sabe que nos causa mal ao aparecer e ela faz sempre desde que afilha tinha 2 anos, sofro muito com tudo isso pois ele ja me agrediu, mas toda as vezes dava parte,hj com a lei maria da penha ele ja nao se encoraja a me agredir novamente tenta mas nao chega a bater,mas logico no quente das discuçoes ele me agride verbalmente, o pior de tudo é que como ele é o filho menor de 2 filhos da minha sogra ele é o mais mimado sempre foi, ele adora tanto que nao saiu da casa dos pais pois nao paga aluguel agua e luz(acomodou-se) nem os pais dele falam nada querem mais o filhinho do lado passam a mão na cabeça, de todas as atrocidades que ele comete comigo e minhas filhas de ate faltar comida pois ele prefere a bebida e drogas.
      O que eu venho buscar e uma ajuda um auxilio pois eu e meus sogros ja discutimos varias vezes eu tento dizer o que o filho faz mas eles nao dao bola nao ligam e dizem que eu é que estou errada que como mulher devo ficar quieta e aguentar, e que se nao for assim que eu vá embora, e que eles nao me querem na casa deles pois eu é que faço as brigas por nao deixar o pai da minhas filhas beber e ficar dentro de casa ( é que tem uma peça nos fundos, e eu o mando pra la pra que nos nao venhamos brigar e na frente de minhas filhas temendo o pior o corro pra peça essa) dai meus sogros ficam horrorizados pois o filho nao pode dormir numa cama e sim no colçhao que tem na peça que a casa é dele e tal.eles querem que eu sai que vá embora, a casa é grande onde fico é separado da casa deles tipo é um sobrado de 2 pisos eles moram embaixo e eu moro nos fundos em cima, eles podem pedir para que eu vá embora? com 2 filhas sem ter pra onde ir? o que devo fazer a respeito? realmente nao tenho trabalho, nao consigo me firmar é sempre esse negocio de tempo de contrato, pois se conseguisse com certeza iria embora mas acho que de uma uniao que teve 14 anos 2 filhos uma de 1 anos outra de 9 anos,por causa de erros do pai das minhas filhas eu nao devia pagar, me ajude me auxilie por favor, nao tenho ninguem por mim, meus pais estao velhinhos e doentes nao posso pedir ajuda deles agora.

    158. Uelton Santos disse:

      estou junto com uma mulher a 5 anos e temos um filho de 2 anos, não somos casados e não estamos registrados como união estável.
      ela quer se separar e fala que eu tenho que pagar pensão para ela é para nosso filho,é diz que vai me colocar na justiça, e mais, ela é menor de idade.
      Isto está correto?

    159. Fabi disse:

      Moro com uma pessoa a 18anos, e fizemos o contrato de convívio marital a 10 anos, tenho um filho de 17 anos e estou pensando em me separar, mas ajudei ele a se formar engenheiro e não me formei em nada, hoje estou desempregada e estamos comprando um imóvel, mas descobri uma traição, então gostaria de saber quais meus direitos???

    160. juliana disse:

      moro com um rapaz faz a um 1 ano nao somos casados tenho direito nos bens dele sou de menor tenho apenas 17 anos.e tenho um filha com ele de um 1 e 3 meses

    161. juliana disse:

      moro com um rapaz faz a um 1 ano nao somos casados tenho direito nos bens dele sou de menor tenho apenas 17 anos.e tenho um filha com ele de um 1 e 3 meses

    162. Mirtes disse:

      Por favor, me responde..vivi 25 anos com uma pessoa, tivemos 2 filhos (mas ele ja tinha 2 filhos de casamento anterior). Na separação, ele me deixou a nossa casa, mas ficou em nome dele. Agora queremos oficializar a documentação e passa-la para mim. Como devemos fazer? Doação? Usucapião? Venda?

    163. cleunice da luz disse:

      Boa noite meu nome CLEUNICE da luz quando eutinha dezessete anos fui morar com um rapaz convivemos juntos por sete meses e aoeu ficar de maior nos separamos depois de muitas brigas ele tem uma casa e um carro eu gostaria de saber se tenho direito a algo ou IMA pensão ou algo semelhante pois depois de tudo o que aconteceu tive que morar com meus pais novamente… Desde de já obrigado….

    164. Rodrigo azevedo disse:

      Olá,tenho uma namorada e como ela tem um filho e ela nao tem um plano de saúde resolvi fazer união estável com ele já faz 3 anos agora comprei uma casa pela financiada pela caixa, quero saber mesmo ela não trabalhando e não ter colocado um prego na casa ela terá direito na metade de tudo que tenho,

    165. Rodrigo azevedo disse:

      Olá,tenho uma namorada e como ela tem um filho e ela nao tem um plano de saúde resolvi fazer união estável com ele já faz 3 anos agora comprei uma casa pela financiada pela caixa, quero saber mesmo ela não trabalhando e não ter colocado um prego na casa ela terá direito na metade de tudo que tenho?

    166. Rodrigo azevedo disse:

      Olá boa noite,
      Tenho uma uniao estavel com minha companheira e depois dessa uniao consegui um bom emprego, comprei carro 0k, moto e essa semana comprei uma casa financiada pela caixa, mesmo minha companheira não tendo colocado nem um prego para me ajudar a comprar tudo que tenho, ela ainda vai ter direito na metade de tudo?

      • germara sousa disse:

        engano seu Rodrigo enquato vc trabalhava pra conquistar as coisas sua companheira cuidava da sua casa ,de vc e até dos filhos caso vc os tenha então ela de certa maneira te ajudou sim e qualquer juiz vai reconhecer isso

    167. Silvana disse:

      Eu gostaria de saber se tenho direito a herança deixada pelo meu falecido marido. Eu morava em união estavel com ele durante seis anos.ele era separado da primeira esposa em separação litigiosa. le não teve nenhum filho. Os pais é o seu unico irmão ja falecerão. Devo entrar com um inventario. Att. Silvana

    168. Anelize disse:

      Olá, estava com meu antigo marido a 8 anos. Resolvemos ter um filho, mas quando engravidei ele mudou muito começou a chegar de madrugada e ate passar noites fora de casa. Então sai da casas que pagavamos aluguel e voltei pra minha mãe. estou gravida de 8 meses e el nunca ajudou com NADA. Ele tem uma loja carro bom e gasta muito dinheiro com festa. Como o juiz vai determinar a pensão?

    169. Kelly disse:

      Bom dia! vivi 9 anos com um companheiro dessa uniao tenho dois filhos7e 3 anps ele ja havia m traido antes e eu “perdoei” mas repetiu novamente e eu m separei eu trabalho por conta e foi assim na maioria desses nove anos moravamos e ainda moro de aluguel . gostaria d saber a q tenho direito alem da pensão dos meus filhos?.

    170. ana beatriz disse:

      boa tarde!
      vivo em união estável a 21 anos, recentemente fiz uma declaração particular de união estável.
      pretendo comprar um imóvel financiado em meu nome, porem meu convivente possui dois filhos do primeiro casamento, um possui 28 anos e o outro com 32 anos, gostaria de saber que em caso de falecimento de meu companheiro, os filhos teriam direito ao imóvel?
      desde já agradeço seu aconselhamento
      muito obrigada!

    171. claudia disse:

      Boa noite, morei 4ano e 7 meses com um homem que pensava ser casado mas após o seu falecimento descobri que o divorcio havia saido em 2012. tinhamos um relacionamento de 11 anos. ele tem dois filhos de quase 4o anos, não tivemos filhos, quero saber se tenho direitohe a parte da casa que lhe coube quando do divorcio,uma vez que já moravamos juntos nessa época.

    172. Thais disse:

      Boa noite !
      Tive um companheiro por 4 anos moravamos juntos na casa de meus pais 8 meses, tinhamos a intensão de casar no entando compramos um a casa junto em nome dos dois, sendo que ele comprou com dinheiro dele só paguei algumas contas de água e luz nesse caso tenho direito a metade da casa? Tenho declaração de imposto de renda dele constando meu nome como dependente,iptu,contrato de aluguel da casa isso comprova união estavél?

    173. diana disse:

      tenho um relacionamento de 7 anos .a dois moro sozinha por problemas familiares ,que inclui a união com meu namorado.
      ele so dome la em casa os finais de semana,mas tudo q tenho compras juntos.tenho total controle das contas bancarias dele,cartão de credito e etc,ou seja não moramos juntos mais temos um relacionamento quase q de casados.ate um carro compraremos juntos.sempre prometeu casar-se comigo apos o termio de nossa faculdade,caso ele me traia nesse período de promessas atrais de promessas ,posso processa-lo por danos morais devido a tudo que vivi cm ele?

    174. nayane disse:

      Estou casada a 4 anos e estamos nos separando, a pouco tempo adquirimos um carro,gostaria de saber se tenho direito a metade do valor do carro. PS.não somos casados no papel e o carro esta em nome do banco.

    175. carlos brito disse:

      Gostei muito das perguntas, e mais ainda das respostas. Até vou aproveitar da oportunidade para fazer uma também, que está me deixando em dúvida. Um ex-companheiro que conviveu por apenas 06 meses com a companheira, vendeu a casa com a ex-companheira morando na casa; o suposto novo proprietário invadiu a casa que estava fechada, pegou todos os móveis e utensílios da mulher e jogou na Rua. Que medida esta mulher deve tomar contra o novo proprietário e com o seu ex-companheiro?

    176. maria andrade disse:

      oi,vivi com um homem de 2010 até fevereiro de 2013.ele saiu de casa e foi morar com a mãe,mas vem me ver todo dia e dorme toda semana comigo. Nós não temos filhos e nesses 4 anos de convivência ele adquiriu um carro Sienna,paga meu aluguel e compras. Tenho direito mesmo ele morando com a mãe?? por favor gostaria de uma resposta.

    177. susi disse:

      Bom dia gostaria de saber se tenho algo a resolver com meu ex, namoramos por 4 anos e fizemos muitos planos juntos, mesmo a construção da casa (com o dinheiro dele, mas com o me apoio psicológico) até o momento em que ele se dizia estar em depressão e tudo acabou não por mim mas por ele, um ano depois ele se casou com outra na qual casamento já estava marcado antes mesmo dele me deixar, hoje tomo remédios pra dormir, e me sinto muito diminuída com tudo o que aconteceu, moro em uma cidade pequena e todos ficaram sabendo, hoje tento levar minha vida, porém na frente das pessoas disfarço bem, mas quando estou sozinha renho vontade de morrer. o que devo faze. por favor me ajude.

    178. ellen disse:

      Moro a 11 anos com o pai do meu filho,meu filho tem 3 anos,quero me separar do meu marido,motivo taiçao,qual o diretio que meu filho tem.

    179. vanessa disse:

      Bom dia. Eu gostaria de saber se os bens adquiridos antes da união estável e q não estejam no nome do meu marido eu tenho direito a partilha? quando fui morar com ele já tinha casa e movéis, após a separação o q posso requerer? Desde já muito obrigado.

    180. germara sousa disse:

      por favor me auxiliem morei 06 anos com o meu ex fiz um financ. de mat de construção direto na minha conta ainda falta 20 prestações para pagar ele deixou de pagar e compramos um carro quando estavamos juntos, posso conseguir metade do dinheiro do carro pra quitar as contas que ele tem em meu nome , tenho direito a metade do carro e o financiamento tenho como fazer com que ele pague

    181. Gleidson disse:

      Vivi 3 anos com minha ex companheira,desse relacionamento,tive uma filha que vai fazer dois anos e ela esta gravida outro filho meu,estamos separados,cumpro com minha responsabilidade mas agora ela veio me pedir 600 reais de pensao,sendo que e mais da metade do meu salario,ou ela ameaçou pedir pensao para ela tambem dizendo que tem direitos,sai de casa e deixei tudo pra ela.o que devo fazer?

    182. rosa disse:

      boa tarde sou junta com uma pessoa ja tem 11 anos durante esse tempo construimos uma casa temos um carro e um deposito de construçao a empresa é no meu nome e tbm as contas no banco mas ele ainda é casado com a primeira esposa se casa um nos nos separarmos ou ele venha a falecer tenho dieritos ?

    183. angelia de oliveira meira disse:

      olá,tive um relacionamento de 8 anos com uma pessoa, construimos juntos uma propriedade.mas nos separamos e combinamos que ele ficaria morando na casa.porem ele faleceu, antes de sua morte ele iria passar em meu nome essa propriedade, e tenho mais de cem testemunhas que eu o ajudei a construir, gostaria de saber meus direitos de posso revogar contra a familia?obrigada

    184. cleidiane disse:

      Boa noite gostaria de saber moro junto com um rapaz uns quase 5 anos mais tem 7 anos que estamos juntos no total e ele tem carro casa moto ganha bem e etc so que nada esta no nome dele o que eu fasso pra provar meus direitos pois estou querendo me separar dele me trata muito mal briga e brigas temos um filho de quase 5 anos e ele meu marido tirou tudo do nome dele desde que estamos juntos ele ja trocou de carro 2 veses e de moto 2 veses tambem e quero saber o que eu fasso agora fico com uma mão na frente e a outra a traz sem nada por aguentar sua grosserias e mal humor chifres.

    185. Lucilene disse:

      Olá Boa noite,preciso de sua resposta se possível urgente,pois temo que meu ex-tome as providência antes de mim.
      Vivi com meu marido por 9 anos…e to separada a 9 meses..ele me abandonou derrepente com pretextos fúteis, saindo de casa…levou o que tínhamos de mais valor que seria o carro e um TV de led que ambas tinha sido comprado recente o carro nao ajudei com nada.deixou…os moveis velhos.. Não temos filhos.
      Ele deixou o cartão do plano de saude que uso quando necessito e um cartao de compras no valor de 104,00..so que larguei minha vida toda em Belem do Para onde vivia em uma casa própria..e p mim viver com ele abri mão de tudo porque só assim meu 1º marido me daria o divorcio…Hoje nao tenho uma casa p morar vivo de pagar aluguel sem poder pq oque ganho e pouco e to passando dificuldades ele me deixou sabendo que eu ganhava pouco,e com 2 semanas de separado de mim apareceu com outra mulher,ao meu ver ele ja tinha esse alguém..
      Pergunto…eu tenho direito a receber uma pencão do meu ex-marido que vivia a 9 anos mesmo que ele tenha deixado com o cartão de saude e supermercado sim ou não… se eu recorrer posso ganhar essa causa? demora muito se eu tiver direito sair essa penossão?e o valor e estipulado por quem j[a que el ganha em torno de 2 500?
      aguardo ansiosa desde ja agradeço.

    186. Lucilene disse:

      Olá Boa noite,preciso de sua resposta se possível urgente,pois temo que meu ex-tome as providência antes de mim.
      Vivi com meu marido por 9 anos…e to separada a 9 meses..ele me abandonou derrepente com pretextos fúteis, saindo de casa…levou o que tínhamos de mais valor que seria o carro e um TV de led que ambas tinha sido comprado recente o carro nao ajudei com nada.deixou…os moveis velhos.. Não temos filhos.
      Ele deixou o cartão do plano de saude que uso quando necessito e um cartao de compras no valor de 104,00..so que larguei minha vida toda em Belem do Para onde vivia em uma casa própria..e p mim viver com ele abri mão de tudo porque só assim meu 1º marido me daria o divorcio…Hoje nao tenho uma casa p morar vivo de pagar aluguel sem poder pq oque ganho e pouco e to passando dificuldades ele me deixou sabendo que eu ganhava pouco,e com 2 semanas de separado de mim apareceu com outra mulher,ao meu ver ele ja tinha esse alguém..
      Pergunto…eu tenho direito a receber uma pencão do meu ex-marido que vivia a 9 anos mesmo que ele tenha deixado com o cartão de saude e supermercado sim ou não… se eu recorrer posso ganhar essa causa? demora muito se eu tiver direito sair essa pensão?e o valor e estipulado por quem j[a que el ganha em torno de 2 500?
      aguardo ansiosa desde ja agradeço.

    187. Silva disse:

      Bom dia.Comecei um namoro sério com uma garota em 2006,em 2007 ficamos noivos,em 2008 aluguei uma casa para ela e a irmã pois ela só queria morar comigo depois de casados,assim eu ia vê-la só nos finais de semana.Em 2009 comprei um carro com meu dinheiro e foi para o meu nome,em 2010 ela sumiu de casa.Vendi o carro para pagar dívidas e antes de está com ela eu já possuía um imóvel térreo.Ela me pois na justiça alegando ter comprado comigo 4 apartamentos,que não é verdade,e ainda,ficou recebendo os alugueis das minhas casas,pois me proibiu de adentrá-la,recebeu uns R$12.000,00, e um carro.O carro vendi antes de receber a intimação e aí o acontecerá?

    188. Catia disse:

      Minha irmã fez união estavel com o ex companheiro dela, so que ele foi embora e não quer assinar a dissolução da união. Ela esta namorando e quer casar. Ela poderá casar sem nenhum impedimento mesmo havendo essa união estável?
      No Aguardo,

      Catia

    189. Carlos disse:

      Tive uma união estável onde ela tinha um filho hoje com 16 anos que já recebe pensão do pai dele não tive filhos com ela nem imóveis apenas bens móveis que ficaram todos com ela devo pagar pensão?

    190. Fatima disse:

      Boa tarde.
      Vivo com um homem ha 25 anos e não somos casados porque ele desquitou fez a partilha de bens, homologou mas não divorciou, deste casamento ele não tem nada, ou seja tudo construimos juntos e constam no meu nome as escrituras. Do primeiro casamento ele tem uma filha e dois filhos comigo em comum, em caso de morte do meu companheiro como ficam as coisas e no caso de morte minha?

    191. ane disse:

      olá tenho um relacionamento de 3 anos com um homem casado, ele alugou uma casa para moramos a 2 anos a esposa dele sabe da nossa relação estou gravida dele se me separar tenho algum direito ou somente a pensão do filho ?

    192. Monica disse:

      Se eu comprar um imovel em meu nome e deixar meu filho morar com sua companheira e duas filhas do casal e a companheira quiser se separar dele, como fica a situação do imóvel? Ela tem direito de permanecer? Tenho outro filho e seria metade do imóvel de cada um. Como fica essa situação?

    193. suelly maria disse:

      ola, gostaria de saber o seguinte, eu tenho uma união estavel em comunhão universal de bens e estamos indo morar em umacasa que fica tras da casa de minha sogra ou seja no mesmo terreno. quero saber se futuramente se acontecer algo se nos separar mos eu tenho direito de ficar morando lá ou podem me tirar de lá? e outra ele tem uma inião estavel em comunhão parcial de bens com outra mas esta correndo processo em juizo onde eles colocaram no processo a casa deles onde ela mora atualmente o carro dele e tudo mais se nesse momento ele por exemplo morre, eu terei direito a algo? e se depois que o processo terminar e eles oficialmente separados, ela tem direito a algo, ele tem dois filhos com ela menores de idade. aguardo resposta.

    194. Elaine de Oliveira Marques disse:

      Sou casada há 8 anos, no ano passado recebi um dinheiro de uma ação trabalhista e emprestei 30.000,00 para meu marido amortizar um emprestismo, descobri que ele está me traindo e quero me separar, tenho como cobrar dele este valor de alguma forma?

    195. Fabiana disse:

      Olá, tenho uma irmã que namorava, só que cada um moarava em sua casa, ela no interiror e o cara na capital. Eles decidiram morar juntos e ela veio para a capital com toda mudança. Ele alugou uma casa e pagou seguro fiança. Passou tres meses e ele saiu de casa. Ela não tem condiçoes de pagar o aluguel por enquanto e ele quer tirá-la da casa. O contrato esta no nome dele e foi pago um seguro de 12000,00 para garantir o contrato e os alugueis. Ele pode tirar ela de lá? Já tem ocorrencia dela contra ele por pq ele deu um dia para ela sair. O que fazer? Ela precisa ficar na casa e bem para arrumar um trabalho e se virar sozinha.

    196. mariluci disse:

      Tive uma pessoa durante 14 anos ele tem 64 ano e servidor publico e a gente se separou tenho o documento de uniao estável com ele , eu estou desempregada tenho 45 anos não tenho filhos com ele eu tenho direito a pensão

    197. suele disse:

      boa noite por favor me esclareça uma coisa. meu marido tem uma ex mulher do qual esta separado a 1 ano e tem uma filha com ela de 4 anos o problema e que quando eles moravam juntos a mae dele cedeu a ele a parti de cima da casa onde ela morava. ele com o dinheiro dele construio mas a ex mulher não ajudou em nada. agora que ele mora comigo, que a parti da casa, so que o terreno e de herdeiro da mae que ja vem do pai da mae dele, dos avos. ele deve fazer o que pq ela dis que quer o dinheiro da casa.

    198. Carolina disse:

      Olá boa tarde.
      Meu problema pode não ser maior que os outros acima, mas pra mim ta complicado pelo excesso de duvidas.
      Namoro a 8 anos um rapaz, no qual resolveu se separar de mim e nem me ajudar em nada. A exato 5 anos ele teve um filho fora do nosso relacionamento, desde então não venho tendo sorte na relação, hoje decidir que preciso gostar mas de mim e não aceitar isso, pois ele continuou com a outra mulher. Fizemos débitos em cartões de créditos altíssimos e alguns dele ele não pagou, deixando meu nome ir parar no SPC, não pude pagar porque a 2 anos estou desempregada e quem vem me ajudando é ele, só que agora ele diz que não vai pagar mais nada e nem me ajudar, que nem ao menos ligasse pra ele. Quero saber se tenho direito a pensão, ou alguma ajuda?? Caso tenha e eu entre na justiça quanto sera que tenho direito? O que devo esperar?
      Desde já agradeço.

    199. vanusa disse:

      Boa noite!
      Vivi com meu companheiro durante 10 anos,desta união tivemos um filho q hoje esta com 7 anos,mas infelizmente ele faleceu,nos tinha planejado casar,mas não deu tempo.Gostaria de saber se tem alguma maneira de eu usar o sobrenome dele,por q este era o sonho dele.
      Desde ja agradeço

    200. MARCIO disse:

      olá, conheci uma pessoa que já tinha a maioria dos móveis em casa e um carro, vivemos juntos por quase 5 anos, e nesse periodo ela adquiriu moveis e trocou de carro. no termino do relacionamento me senti muito humilhado. Quero saber se tenho algum direito pois não tenho nada que prove que vivemos juntos ao não ser testemunhas coo familiares e amigos

    201. Joselia disse:

      OLÁ sou junta com um homem a 4 anos, temos uma filhinha, agora quero me separar, e quero que ele vai embora, mas ele n vai, a casa é uso e fruto dos meus dois filhos do primeiro marido. Como devo proceder para que ele va embora??? Sendo que n está mais dando certo. Obrigada

    202. patricia disse:

      tenho um filho do primeiro casamento e hoje vivo em uniao estavel com outra pessoa (tenho a declaração) este meu filho tem direito ao convenio do meu novo companheiro?

    203. Debora disse:

      olá moro há um ano e meio com um homem e nesse periodo tivemos uma filha , só que ele veio me trair com a ex namorada dele e eu morava na casa dele só q ele esta quebrado .. e eu tenho uma renda q ñ consigo me manter sozinha com aluguel .. gostaria de saber se ele q errou tem como sair da casa ? eu posso criar minha filha na casa até eu conseguir me levantar ? como posso entrar pra requerer meus direito ? … meu salario ele sempre pegava e pagava agua luz e condominio depois quer me expulsar sem direito a nada como fico ??

    204. Carla disse:

      Olá. Moro junto apenas ah mais de 4 anos ao todo, mas á 3 anos meu companheiro saiu da nosso estado natal pra outro para ser policial eu ainda matinha relação a distância esperei e em 10 meses vim para o mesmo lugar com ele e moramos juntos eu sempre fui doméstica em nossa casa e não o ajudei financeiramente e hoje temous um filho de 1 ano…mas fui traida e quero me separar e voltar pra minha terra…eu deixei família pra vir tentar a vida com ele, minha familia me avisou que eu não teria pra onde voltar se eu saísse dela. Quero voltar pra lá. ..mas nem sei onde vou morar e quero saber dos meus direitos e do meu filho? Por favor me ajudem!

    205. Magali disse:

      Não sou casada legalmente e tenho um imovel no meu nome. Caso aconteça algum problema com a empresa do meu companheiro a justiça tem como pegar esse imovel que está em meu nome.

    206. Roseli de Almeida disse:

      boa tarde, eu comprei um apartamento na planta ainda, da CDHU para morar junto com minha mãe, ela nunca trabalhou, sempre fui eu para tudo, desde pagar o terreno onde seria nosso a apartamento até quando ele ficou pronto para colocar os pisos fui, os moveis e tudo mais, pois como já havia dito, ela não trabalha e muito menos é aposentada. tive uma filha de namoro que não deu certo, hoje moramos nós três minha filha de 7 anos e minha de 63 anos e eu de 33. o nosso apartamento saiu em 2002, já temos 12 anos morando nesse local, mas ela quer que eu saia do apartamento. não acho justo pois sempre paguei tudo desde do apartamento, contas, compras do mês, ela quer que eu deixe tudo pra ela.o que posso fazer nesse caso, ah….67% é meu, e 33% é dela, por que na época de assinar o contrato apenas eu tinha holerite por que ela nunca trabalhou.então a minha pergunta é… ela pode me tirar do apartamento?

    207. LUCIA disse:

      Meu pai,viúvo, morou durante 14 anos com uma mulher 24 anos mais nova que ele, ele já tinha 70 anos. Faleceu agora, aos 84 anos. Há aproximadamente 4 anos fez um testamento, mas não incluiu a companheira. Deu-lhe na época o que equivalia a um imóvel. Ela agora está pleiteando seus direitos, quer um imóvel. Porém todos os imóveis estão no testamento. Meu pai fez obras durante esse relacionamento, fez benfeitorias. Ela tem direito a essas benfeitorias?

    208. Thais disse:

      Olá,bom vivi com meu ex marido por quatro anos.Moravamos em uma casa construída por nós dois, no terreno da casa da minha ex sogra. Deste casamento tive dois filhos um de cinco anos e um de dois anos ,não tenho um trabalho e tiver que sair de casa com meus dois filhos porq meu ex marido disse que não dava mais pra convivermos juntos. Oq eu faço? tenho direito no que? por favor me ajudem!

    209. Luiza disse:

      Boa Noite,
      Antes de eu conhecer meu atual marido eu fui casada com uma pessoa ha 14 anos e morando de aluguel e com ele tive 03 rapazes e recebo pensão dos meus três filhos pela justiça, ao passar dos anos conheci meu atual esposo e com ele vivi 11 anos e tive uma filha ao decorrer do ano comprei uma casa pra mim com meu dinheiro e a casa ainda não estar em meu nome ele me traiu e foi embora pra casa da mãe dele,tinha uma união estavél registrada em cartório,ele não me dá nada e só paga o colegio da menina e o plano de saúde dela, agora chegou com uma historia de dizer que quer a metade da casa, e quando ele morava eu bancava a maioria das contas sozinha e disse que não tenho direito ao plano de saude dele e mais nada… isso ta certo ou eu devo entra na justiça e pedi o que tenho direito mais minha filha até pq a pensão que recebo é alimentícia e é dos meus filhos que com esse dinheiro eu ajudo minha filha, não tenho emprego o que devo fazer?

    210. tessia disse:

      HOLA.en 2012 mim escrevir numca casa da cehap minha casa minha vida.sou divorciada e tenho dois filhos do meu casamento anterior.A sete anos vivo um relacionamento com um homem que numca foi casado mais tambem tem um casal de filhos.Que inclusive ele deixou eles muito bem com todos os bens,casas de alugueis.Enfim fui comtemplada com a casa en 2014 e tou ainda pra receber a chave dessa casa e ele colocou os documentos dele junto com meu nessa casa.Mais ele quer fazer um documento abrindo mão da casa so pra mim ter direito,pois os filhos dele são pessoas cheias de comfusão.Mim ajude nessa informação

    211. rose disse:

      convivi 7 anos com meu marido, nao eramos casados no cartorio,ele morava de aluguel mas depois veio morar em minha casa, ele trabalhava na area de limpeza em em supermercado mas foi despedido por meu insentivo ele comprou uma moto zero km com um dinheiro que arrecadei com minha familia para nao ter que pagar juros para a loja com o que ele tinha compramos uma moto a vista 2010 $6.300 reais ele trabalhou com essa moto numa firma que apos algum tempo essa fima passou a ser nossa eu deixei de trabalhar a pedido dele para ajuda-lo nessa firma pedi que ele regularizasse a firma pagando o DAS para pequeno empreendedor so que nos separamos ele ficou com a firma sozinho fechou a conta jurica e continua com a mesma firma so que de maneira clandestina eu fiquei sem emprego vivendo de favores com prestaçao de carro e cartao de credito atrasados vivendo de pequenos trabalhos informais pois nao tenho escolaridade suficiente para arrumar emprego o que posso fazer para que ele pelo menos me repasse algum valor pois na epoca deixei $140.000,00 reias de vendas a receber pois trabalhavamos com vendas de utencilios domesticos

    212. Ana disse:

      Boa noite. …pelo amor de Deus eu preciso de um.conselho,ou até mesmo auto.ajuda. eu tenho um relacionamento de 8 anos com.uma.pessoa q.so.mentiu p.mim.a.vida.inteira q.me.amava um relacionamento público para todos. E ele.e casado e sempre me.dizia.q.me.amava e quando eu desesperada.ja n.auportava maia.dividi lo eu sempre falava em.terminar.p.ele.decidir mas ele.dizia q.era p.eu ter paciência chorava.ligava p.minhas.amigas minha família. implorando. Por mim e eu.aempre idiota caia nas.mentiras.dele por amor. E agora a.mulher.dele.descobriu td e ele quer.me.abandonar eu ja.n.sei oq.fazer.emagreci.3 kg.em.uma.semana. Gostaria.de.saber se eu.vou ficar assim abandona.e sofrendo e ele não terá nem uma punição. Gente estou sofrendo muito pq.eu amo demais td q eu quero..ser.feliz.com.ele..Mas.ele.so.me.usou todos.estes anos. Me ajudem

    213. daniele disse:

      Bom eu me casei por trontado so para visitar meu ex marido que esta no presidio so que agora eu estou com outra pessoa eu queria saber se eu vou ter algum problema se eu for casar no cartorio se eu vou ter que desfazer o contrato antes? Ou posso casar s nei um roblema

    214. Gustavo disse:

      morro com meu esposa a 7 anos, casei a um mês em comunhão parcial de bens, nesse periodo de 7 anos, construímos alguns imoveis, quero saber fica no caso de separação?

    215. paula disse:

      Sou casada a quase 9 anos e tenho uma filha de 6 anos.
      Meu esposo tem um folho de 15 anos do primeiro relacionamento e uma outro filha fruto de uma tra8ção quando eu estava grávida. Perdoei esta traição, mais agora chegou em im limite em que não dá pra continuar este relacionamento
      Temos um carro e a casa é financiada. Como fica minha situação e da minha filha diante os fatos? E que temos direito? Em relação a pençã e a cao
      sa?

    216. Sandra disse:

      hola tenho um apartamento no meu nome que ja faz anos que comprei,vou morar lá com meu namorado .se um dia não der certo a relação ,qual o direito dele sobre as coisas que eu tenho?

    217. nice disse:

      Bom dia, meu namorado tem vários bens, eu tbem tenhos alguns, queremos nos casar, mas não queremos que nada dele seja meu e nada meu seja dele, e tbem o que eu adquirie durante um casamento e ele tbem nada seja do outro, como posso fazer ?
      Obrigada

    218. QUAIS MEUS DIREITOS disse:

      MEU COMPANHEIRO DEPOIS DE QUASE 20 ANOS ABANDONO NOSSA CASA NOSSA FAMILIA POR OUTRA MULHER JA FAZ QUASE 2 MESES ESTOU DOENTE ME TRATANDO PISICOLOGO E PISIQUIATRA . COMO FAÇO TENHO DIREITO A PENSÃO , ELE É ENCOSTADO POR INVALIDEZ DESDE 2008 , EU DEDIQUEI OS QUASE 20 ANOS A ELE NAO TRABALHEI E HJ ESTOU COM 50 ANOS E NAO TENHO RENDA , QUAIS SAO MEUS DIREITOS NÃO TENHO FILHO MENOR.

    219. marcio disse:

      tenho uma duvida minha futura esposa foi casada durante uns 12 anos se separou ha mais de um ano ela tem duas filhas o ex marido ameaça ela falando que se ela se casar novamente ele tira as crianças dela gostaria de saber se isto pode acontecer?eu sou uma pessoa do bem nao devo nada a ninguem trabalho e tenho um filho gostaria se ele pode ter tirar as crianças dela ou deixar de pagar a pensão das meninas?

    220. Vinicius... disse:

      Boa tarde Dr.
      Eu ajuntei os ”trapos” com uma pessoa estamos juntos á 4 meses a casa e minha porem é enrolada na justiça(Uso-capião), a pessoa tem algum direito?

      Obrigado.

    221. KATIA SIMONE disse:

      Peço uma ajuda pois tenho uma filha de 1 ano e 5 meses esta dificil conseguir emprego e escolinha pra ela, por isso ainda nao sai de casa, mas do começo…
      moro junto com o pai das minhas 2 filhas uma de 1 ano 5 meses outra de 10 anos, a convivencia esta insuportavel temo por minhas filhas esta se criando num ambiente assim, meu marido me humilha dia e noite do nada ele é dependente de bebida dentre outros, nosso relacionamento dura ja a 15 anos completos ate outubro desse ano 2014. meus pais sao velhinhos doentes e nao podem me dar asilo nem eu gostaria de levar meus problemas e filhos pra casa deles, como devo proceder a casa onde vivemos é dos pais dele, no caso uma casa grande a parte onde fico é separada mas no mesmo patio, moveis na grande maioria comprei quando trabalhava, ele diz que quer separar-se e quer que eu saia da casa com as filhas mas nao sei pra onde sem trabalho sem ter pra onde ir, tenho direito a alguma pensao, casa, auxilio, estou angustiada, ja nao consigo nem sair de casa pois as barbaries em que ele me chama me faz sentir vergonha de sair pois no certo os vizinhos escutam, me bater ele ja nao me bate pois tem medo, mas se um dia ele estiver alcolizado acredito que ele nao dara bola para isso, amo minhas filhas demais e nao quero velas sofrendo vendo tudo isso. peço ajuda por favor.

    222. ildimar pires disse:

      boa tarde,convivi com o pai dos meus fihos 20 anos,ate o falecimento dela,so resebi do nss,as pençoes dos filho ate eles completa 21 anos,dei depois dei entrada par eu continuar resebendo mas o nss nego,por falta de prova,sera que eu tenho chanse de ganha a uniao estavel na justiça,eu so tenho as sertidoes,testimunhas,

    223. viviane disse:

      oi sou mulher e moro a 8 anos com outra mulher ela não tem filhos eu tenho algum direito no que ela tem se alguma coisa acontecer com ela

    224. Bete Araujo disse:

      Olá, eu convivo com um homem a 10 anos, temos um filho de 6 anos,e meu marido já si aposentou por idade rural, ele declarou na entrevista do INSS que moramos juntos. Que Deus dê vida e saude a ele, mas si ele chegar a falecer eu fico recebendo a aposentadoria?

    225. Edgar disse:

      Olá! eu e o meu companheiro, estamos abrindo um pequeno salão de beleza pelo empreendedor individual.Gostaria de saber quais os meus direitos nesse negócio uma vez que o dinheiro aplicado foi o meu. E o cnpj está no nome dele.

    226. alberto disse:

      Ola gostaria de saber,
      Eu e minha companheira estavamos juntos desde 2008 e em 2012 ela descobriu q tinha CA colo de utero paralisou e em junho de 2014 ela ficou em estado de caquexia e em abril de 2014 fizemos uniao estavel e abrimos a conta conjunta pois ela teria q receber um quantia referente a aposentadoria dela mais em agosto ela foi internada e descobiu -se q ela estava c tumor no cerebro, mais agora em setembro ela faleceu e deixou 4 herdeiros sendo um com18 anos quem tera direito sobre essa quantia q ficou na conta? Essa uniao pode ser contestada pelos filhos? Ja retirei o dinheiro q no caso sao 12.000,00 posso ser processado por isso? Referente a cs ela ja tinha antes de me conhecer tenho algum direito sobre ela tbm ou nao

    227. daniela disse:

      Oi meu marido faliceu tem 1 mês sou depedenti dele na carteira ja dei entrada no inss mais foi negado por faltar de provas sera que posso fazer união estável mesmo depois de morto

    228. Lucia Borget disse:

      Sou casada a 15 anos mais recentemente meu marido descobriu uma traição e já me chatageou de todas as maneiras mais me casei com ele com comunhão de bens.Posso correr o risco de perder alguma coisa ?

    229. da casa da minha ex sogra e agora eler disse:

      Oq eu Fasso?

    230. Gabriela disse:

      Olá, eu sou casada com um homem 20 anos mais velho, que já tem 2 filhos, de mulheres diferentes, a mais nova vive com a mãe na casa que havia sido deles no primeiro casamento, o qual foi pago uma quantia ridícula simbólica (na divisão de bens). Minha dúvida pode parecer meio que de futilidade, mas vamos comprar uma casa, e isso começou a me assombrar pois recebi alguns comentários do tipo: “pela ordem natural da vida, ele vai falecer primeiro, e aí? Depois de tanto esforço, vc vai entregar metade da casa para os filhos dele?”. Estou preocupada com meu futuro, pois o amo, mais acho injusto ter que sair do lugar que construímos juntos, há alguma forma de eu me respaldar?

    231. luci mara disse:

      Bom dia, por favor queria que vcs me informassem meus direitos. Moro com um homem à 10 anos, nesse período compramos uma casa, um carro zero e uma S10 cabine dupla a diziel, nossa casa compramos financiada pela caixa economica federal, já fizemos muitas melhorias nela e hoje ela vale em torno de R$250,000 mil o carro um prima 2009 em torno de R$24,000 mil e a S10 em torno de R$45,000 mil, hoje estamos nos separando e ele diz que não sai da casa e não vende, ele n ão tem condições de me pagar o valor da casa, gostaria de saber se ele é obrigado a vender tudo e repartimos por igual. A pensão dele eu não preciso pois trabalho só quero o que eu cho que eu tenho direito. Por favor me oriente o que eu devo fazer?
      Grata
      Luci

    232. Luci Mara disse:

      Em uma união estável de 10 anos onde o casal comprou uma casa financiada no valor de R$250,000, um Prisma ano 99 no valor de R$24,000 e uma S10 a diesel no valor de R$45,000, no caso de uma separação os bens tem que serem vendidos e o valor repartido? Por favor me orientem.

      Grata

      Luci Mara

    233. Kelly Bueno disse:

      Como faço com q ele saia da minha casa moramos de aluguel estou grávida de sete meses e ele tem outra que não assume peço ajuda está difícil a convivência pois só brigamos já pedi pra ele sair e não sai

    234. Bruna D disse:

      Olá, fui casada tres anos(não no civil)e desse relacionamento tive um filho que hoje esta com 8 meses. Meu filho tem direito a pensão?

    235. maria sonia alves da silva disse:

      EU VIVI 13 ANOS COM VENANCIO PEREIRA RAMOS.
      E ELE FALECEU EM 13 DE MARÇO DE 2013..E DEIXOU 6 FILHOS EU NUNCA CASEI COM ELE NEM NO CIVIL E NEM NA IGREJA E ELE MORREU E NAO ESTAVA FIXADO E QUANDO ELE MORREU JA TINHA VENCIDO A FIXAÇÃO NA CARTEIRA EU GOSTARIA DE SABER SE MEUS FILHOS TEM ALGUM DIREITO A ALGUM BENEFICIO?

    236. Edu disse:

      Bom dia.Estou morando um uma mulher a 22 anos( Uniao estavel ),e nesta uniao temos um filho de 21 anos.Eu tive um deslize e cometi uma traiçao virtual ( nao foi carnal).Pedi desculpas e ela aceitou,mas como meu casamento nao vem muito bem a muito tempo,que no qual quase fui embora nas outras brigas,nao tenho mais condições de morar com ela.Gostaria de saber quais nossos direitos,ja que irei sair somente com, minhas coisas e deixarei a casa para ela. Obrigado

    237. Wesley disse:

      Moror junto com minha namorada a 2 anos e temos uma filha de sete meses. É o seguinte, nao quero mais viver junto com ela, a gente briga muito, gosto dela, mais nao to aguentando. nao fui embora ainda por causa da minha filha. Nessa parte quais meus direitos de pai. E u posso ter a guarda dela. quais meu direitos e deveres.

    238. Mariana disse:

      Boa noite!
      Eu morei com meu namorado a 9 meses, e agora separamos. enquanto estavamos juntos, ele adiquiriu alguns bem, contudo eu o ajudava nas dispesas de casa todo mes. ele disse que nao tenho direito a nada mas tenho testemunhas, fotos , correspondência um relacionamento público para todos, que provam a situancao. quais sao os meu direitos?

    239. Santos disse:

      Tenho união estável a 06 anos e recentemente ela resolveu romper nossa relação, alegando que não sentia mais nada comigo, pois, neste tempo, financiei um imóvel através da Caixa econômica, que está em meu nome e ela consta como co-obrigada no contrato de financiamento; adquirimos um carro ( que está no nome dela porque na época, ela tinha dado o carro dela de entrada), paguei 05 parcelas do carro, enquanto que ela nunca me ajudou a pagar a mensalidade do imóvel. Pergunto: quais os meus direitos ? Ela está me pressionando para desfazer do imóvel e dividir o valor de venda. Estou preocupado porque dependo do imóvel para morar e acho injusto essa coisa de dividir porque não sou eu que estou querendo sair da relação, apenas concordei com a proposta dela de acabar com a relação. ELa ficou de conversar no início do ano que vem a questão do imóvel e por enquanto estamos vivendo de aparência, sem nenhum contato físico. Pergunto: quais são meus direitos, haja vista que não tomei nenhuma atitude em romper com o relacionamento ? agradeço a atenção dos senhores.

    240. nome...weverton disse:

      Olá.
      Sou amigado a +ou-um ano, tenho uma casa financiada comprada na mesma data.
      Minha mulher ajudou na compra dela com o fundo de garantia no valor de 2800.00reais e eu com 9900.00 e mais 14500.00 em dinheiro. Temos uma filha de 2 meses.Tbm temos um terreno financiado em meu nome que comprei para nossa filha.Pago prestação de ambos e tbm ajudo com despesas de casa.
      Se nos separarmos hj quais são os direitos dela?

    Deixe seu Comentário

    Copyright © 2014 NoticiAgora. Todos os Direitos Reservados. Politica de Privacidade | Mapa do site.